Durante 2017, PM fez 190 prisões durante fiscalizações em ônibus na cidade

Operações da PM ano passado resultaram na prisão, em flagrante, de 190 pessoas durante abordagem nos coletivos. Ao todo, foram abordadas mais de 235 mil pessoas nas ações. Foto: Bruno Zanardo/ Secom

Em 2017, a Polícia Militar do Amazonas efetuou 190 prisões em flagrante durante as operações “Catraca” e “Rota Segura”, dedicadas exclusivamente a fiscalização dos ônibus de transporte coletivo e também aos que fazem transporte para o Polo Industrial de Manaus (PIM).

No mesmo período, 235.134 mil pessoas foram abordadas durante essas ações, além de 30 armas de fogo e 11 armas brancas apreendidas nas mais de 150 operações policiais dedicadas aos ônibus.

Barreiras

Entre janeiro e dezembro do ano passado, 14.676 veículos foram fiscalizados por barreiras fixas e móveis, além de 1.455 presas por roubos aos ônibus.

Os dados refletem a estratégia do sistema integrado de segurança que também tem como foco o policiamento ostensivo realizado em demandas específicas.

Todas as zonas

Determinadas pelo vice-governador e Secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, as operações passaram a atuar com barreiras fixas e monitoramento dos veículos com abordagens surpresa, com blitze móveis que ocorrem em todas as zonas da capital.

“O reforço no patrulhamento ostensivo tem como objetivo reduzir o número de casos e levar maior tranquilidade para a população que utiliza o transporte coletivo em Manaus. Essas ações continuarão sendo intensificadas”, reforçou Saraiva.

Catraca

O trabalho da Operação “Catraca” envolve as Companhias Interativas Comunitárias de cada bairro e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), que atualmente está 90% dedicado ao assunto, ciclopatrulhando os ônibus e fazendo abordagens preventivas.

A nova medida tornou a Operação “Catraca” mais dinâmica, segundo o Comandante-Geral da PM. O efetivo policial monitora os veículos dentro do mapa criminal de assaltos identificado pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *