Juízes têm até esta quinta para se candidatar a desembargador. Vaga da OAB abre semana que vem. Veja nomes

Vaga de desembargador da OAB abre semana que vem

Vaga de desembargador da OAB abre semana que vem, garante Flávio Pascarelli (foto), presidente do TJAM. Foto: Raphael Alves/ TJAM/ Divulgação

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Flávio Pascarelli, vai concluir o preenchimento de vagas de desembargador. O processo resulta de lei, aprovada pela Assembleia Legislativa, em 07/11/2013, aumentando de 19 para 26 o pleno da corte. Quatro vagas já foram preenchidas. Restam duas para a magistratura e uma da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Jomar Fernandes, por antiguidade, Airton Gentil (merecimento), Anselmo Chíxaro (antiguidade) e José Hamilton (Ministério Público) ocuparam as quatro primeiras vagas. Termina nesta quinta (18/01) o prazo para inscrição dos candidatos às duas últimas vagas da magistratura. Uma será preenchida por merecimento e outra por antiguidade. Restará uma vaga, da OAB, para cumprir representação de um quinto da corte por advogados.

Magistratura

Elcy Simões, o juiz que ocuparia a vaga por antiguidade, também se inscreveu para a vaga por merecimento. Ele figurou duas vezes na lista tríplice e se aparecer terceira vez, o que é quase certo, vira automaticamente desembargador. A vaga de antiguidade passa então para Onilza Abreu Gerth. Elcy e Gerth seriam os novos desembargadores nas vagas da magistratura.

O critério de antiguidade promove automaticamente. A não ser que algum integrante do pleno do TJAM apresente algum impedimento aceito em votação por maioria. Isso é muito difícil de acontecer. A próxima juíza a figurar na vaga, como mais antiga, é Mirza Telma.


OAB

A vaga da OAB promete ser uma das mais disputadas. O presidente do TJAM podia comunicar a abertura da vaga de ofício. Bastava um expediente ao presidente da Ordem, Marco Aurélio Choy, para iniciar a escolha da lista sêxtupla. Flávio Pascarelli, porém, decidiu convocar todos os desembargadores para iniciar o processo. “Vamos fazer uma reunião administrativa, semana que vem, para definir o comunicado”, disse ao Portal do Marcos Santos.

Conheça o processo

Os advogados, segundo a Constituição Federal, têm direito a um quinto de representantes no pleno dos tribunais de Justiça. A OAB indica uma lista sêxtupla e os desembargadores retiram três nomes dela. A lista tríplice é entregue ao governador do Estado, no caso atual Amazonino Mendes, e ele escolhe o desembargador.

A tradição manda que A OAB faça eleição direta. Marco Aurélio de Lima Choy tem dito seguidamente que seguirá o ritual democrático. “Temos compromisso com a eleição direta”, disse ao pms.am. O prazo mínimo para todo o processo, após o comunicado do TJAM, é de 45 dias. O máximo 75 dias.

Nomes da OAB

Os três principais nomes à vaga da OAB são os dos advogados Sílvio Costa, Délcio Santos e Jean Cleuter Mendonça. Eles devem tentar compor chapas para figurar na lista sêxtupla. Os ex-presidentes da OAB Alberto Simonetti Neto e Fäbio Mendonça também podem ser candidatos.

O advogado Félix Valois, dos mais conceituados do Estado, foi o primeiro colocado numa dessas disputas de vaga no TJAM. Obteve muitos mais votos que o segundo colocado. Na hora da apreciação da lista sêxtupla pelo TJAM, porém, acabou sendo rejeitado e não figurou na lista tríplice. O caso é o mais emblemático na escolha do nome da OAB.

“Vamos discutir o processo nos 30 dias regimentais e fazer muitos debates nos 45 dias seguintes. Temos compromisso democrático com o voto direto”, disse o presidente da OAB-AM, Marco Aurélio de Lima Choy.

Desembargadores para durar

A chegada dos sete novos desembargadores pode ser uma das renovações mais duradouras do pleno do TJAM. O prazo de aposentadoria compulsória passou de 70 para 75 anos. E novas vagas só poderão ser abertas por aposentadorias.

Todas as comarcas preenchidas

Flávio Pascarelli, atual presidente da corte, está conseguindo um feito inédito: todas as comarcas do Amazonas, pela primeira vez na história, estão recebendo juízes titulares. “Dia 23/01 (terça-feira) vamos dar posse a 22 novos juízes”, disse ele ao Portal Marcos Santos.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Portella de Macêdo disse:

    Acrescente na lista de pré candidato à vaga de Desembargador pelo Quinto Constitucional pela OAB AM, o nome do advogado Portella de Macêdo, militante há mais de 32 anos na cidade de Manaus