Veja como funciona o ‘Zona Azul’, novo sistema de estacionamento no centro de Manaus

Zona Azul começou a funcionar nesta quarta-feira

A taxa de estacionamento do Zona Azul começará a ser cobrada a partir de 17 de fevereiro. Foto: Alex Pazuello/Semcom.

Começou a funcionar nesta quarta-feira, 17/01, ainda em fase de testes, o “Zona Azul” – sistema que irá organizar e democratizar o fluxo de estacionamento de veículos no centro de Manaus. Até o dia 17 de fevereiro, primeiro mês de funcionamento do sistema, não haverá a cobrança da taxa.

A implantação do sistema de estacionamento rotativo do município segue diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visando a mobilidade urbana nas grandes cidades, além de proporcionar maior fluidez ao trânsito, por meio da organização de vagas nas vias.

O novo sistema de estacionamento rotativo da prefeitura será operado pelo Consórcio Amazônia, inicialmente, com 1.500 vagas de estacionamento. Em um mês chegará a um total de 3 mil. A meta é que, em três meses, 5 mil vagas estejam funcionando.

 

Horários de funcionamento do Zona Azul

O “Zona Azul” irá funcionar de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 17h. No domingo não haverá cobrança pelo sistema. O valor cobrado, de segunda a sábado, será de R$ 3 a cada hora.

 

Onde funciona o ‘Zona Azul’

As vagas de estacionamento estarão disponíveis na avenida Eduardo Ribeiro e nas ruas 10 de Julho, Barroso, Henrique Martins, Rui Barbosa, 24 de Maio, Costa Azevedo, Marçal, Dona Libânia, Monsenhor Coutinho, Tapajós, Lobo D’Almada, Joaquim Sarmento, José Clemente, Ramos Ferreira, Frei Lourenço e Ferreira Pena.

 

Como visualizar as vagas disponíveis

A partir de agora, para estacionar nessa área, o motorista não precisará mais perder tempo circulando em busca de espaço, pois já poderá ir diretamente aos lugares disponíveis. O usuário pode visualizar as vagas disponíveis através do aplicativo Zona Azul, pelo celular. Ao chegar ao local, estaciona e regulariza a sua vaga, efetuando o pagamento.

 

Tempo de permanência no estacionamento

Nas áreas incluídas, cada veículo poderá permanecer estacionado por até no máximo três horas.

O motorista que ultrapassar o prazo máximo de permanência de três horas poderá ter o veículo autuado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). “Conforme o CTB, artigo 181, inciso XVII, estacionar em desacordo com a regulamentação é uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23, e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Ainda cabe a remoção do veículo para o parqueamento da prefeitura”, alertou Franklin Pinto, diretor presidente do Manaustrans.

 

Como pagar o Zona Azul

O pagamento pode ser feito através do portal www.zamanaus.com.br ou pelo aplicativo “Zona Azul”, disponível gratuitamente nas lojas Google Play ou Apple Store. A concessionária do sistema está também firmando parceria com os lojistas do Centro, para habilitar alguns pontos de vendas de créditos.

 

Como é a fiscalização

Cada vaga do sistema é dotada de sensor, que vai detectar a hora em que o veículo estacionou. Os sensores estarão funcionando a partir de 17 de fevereiro, quando passará a vigorar a cobrança de taxa. Monitores uniformizados e com equipamentos portáteis atuarão no controle do tempo utilizado pelos usuários. Os monitores também estarão disponíveis para a venda de créditos para uso do estacionamento e para a orientação ao usuário.

Veja também
6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lucas Paiva disse:

    Se você for ao centro pra fazer algum curso, trabalhar ou qualquer coisa que dure mais de 3 horas você tem que, literalmente, sair e perder conteúdo/tempo de trabalho/afins só pra mudar o carro de vaga?! Isso é ridículo!!!!!!!!!! E quem morar pelo centro em alguma das ruas, ou próximo, que têm essas vagas vai ter que ficar mudando o carro de lugar a cada 3 horas?! E ainda pagar pra poder deixar o carro perto da sua própria casa?! Isso é mais ridículo ainda!!!!!!!! Seria melhor só ser cobrada taxa extra por tempo de permanência!

    1. Santana disse:

      Já somos roubados com as cobranças absurdas de IPTU E IPVA, aonde pagamos e recebemos como prêmios ruas intrafegavéis cheias de buracos.
      Já pagamos impostos de mais e benefícios de menos, agora iremos pagar mais caro para estacionar para ir ao centro do que irmos ao shop.
      Essa taxa é um absurdo!

  2. Cleverson Lima disse:

    A iniciativa é boa. Porém, essa cláusula de remoção do veículo após 03 horas é esdrúxula. Ninguém consegue fazer compras final de ano no centro em apenas 03 horas. Acredito que isso irá espantar os clientes do centro com medo de terem seus carros removidos, prejudicando todos os lojistas.

    Um ideia , por exemplo, seria cobrar um pouco mais caro a hora a partir das 03 horas. Espero sinceramente que revejam isso.

  3. jose francisco rosas pereira disse:

    Já que é pra matar de raiva e extorquir dinheiro para uma prefeitura que leva meses para tapar um buraco, que tal associar a zona azul a baleia azul pois é mais uma forma de enganar trouxa.

  4. Maria socorro rodrigues disse:

    Motivo deste contato é sobre informaçao.essa semana estavionei meu carro 8hs na edusrdo ribeiro, tinha medico 8.30 na 24 de maio..esperei olhei pro lado , outro e nada da moça que fa a cobrança, saie e fui pro mefico, nao ia perder a consulta por um motivo desse, achei que quando voltasse ela teria colocado pepel la com hora estav. E com a saída, como funciona em outras cidade, mas nao, tinha uma notificaçao pra mim resolver em outro endereço. Absurdo isso.como faço pra resolver

  5. Sophia disse:

    Peguei uma multa ridículo isso, deveriam me ressarcir a cada cratera que passo com meu carro, ajeitar as ruas que é bom nada né. Estou gravida fui atrás desse povo não tinha um, cade meus direitos? Tenho que ficar indo atrás deles para depois conseguir resolver meus problemas como se tivesse o tempo do mundo.