Governo planeja concluir 63 obras até o final do ano

obras

O governador Amazonino Mendes retomou obras paradas, deu continuidade a outras e já elaborou, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), plano de ação para concluir, até o final de 2018, 63 obras, sendo 24 na capital e 39 no interior, com investimentos estimados em R$ 502 milhões, provenientes do Estado e da União. As ações da Seinfra, coordenadas pelo secretário Oswaldo Said, foram destacadas no balanço de 100 dias de Amazonino à frente do Governo do Amazonas.

Entre as obras estão a retomada da urbanização das margens do igarapé dos Franceses/Cachoeira Grande, zona sul de Manaus, parada há mais de cinco anos; início da construção de uma trincheira na avenida Noel Nutels, Cidade Nova, zona norte, como parte das obras da avenida das Flores; além de serviços de contenção de erosões em cinco bairros das zonas norte e leste da capital; duplicação da AM-070 e recuperação de ramais em cinco municípios.

Cachoeira Grande – As obras de requalificação urbanística no igarapé da Cachoeira Grande foram retomadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Seinfra. Em 2012 ocorreu um incêndio na área, localizada no bairro São Jorge, zona oeste, que destruiu praticamente todas as casas.

O projeto a ser executado prevê serviços de terraplenagem, macrodrenagem, microdrenagem, pavimentação e a implantação de duas quadras-bairros, totalizando 512 habitações. Serão instaladas nos apartamentos 85 famílias vítimas do incêndio, já que algumas optaram por indenização e adquiriram imóvel, além de moradores retirados de áreas desapropriadas para a realização de outras frentes de trabalho.

 Avenida das Flores – As obras da Avenida das Flores continuam recebendo celeridade nos serviços de engenharia.  Atualmente, a primeira etapa da trincheira sob a avenida Noel Nutels está recebendo os serviços de execução de perfuração das estacas. Além disso, o segmento que liga o trecho 1 com o trecho 2 já recebeu a primeira camada de asfalto.

Essa primeira etapa da trincheira, realizada no sentido bairro-centro, deverá levar, em média, 180 dias. Devido à construção da trincheira, está ocorrendo o desvio no tráfego de veículos nos dois sentidos da avenida Noel Nutels. A entrega dessa obra está prevista para o segundo semestre de 2018. Quando estiverem prontas, as trincheiras sob as avenidas Timbiras e Noel Nutels darão lugar às passagens de nível que interligarão a Avenida das Torres (trecho 1) à Avenida das Flores.

Recuperação de Erosões – A obra contempla ações nos bairros de Nova Floresta, Santa Inês, Cidade de Deus, Colônia Antônio Aleixo e Conjunto João Paulo. A intervenção foi dividida em blocos para facilitar as ações. No primeiro bloco – rua G, no bairro de Santa Inês; Travessa Jutaí e rua Alumínio, no bairro Nova Floresta; e rua Jambu, no conjunto João Paulo – os serviços apresentam um percentual de 80% de obra pronta. No segundo bloco, nos bairros Cidade de Deus e Colônia Antônio Aleixo, o percentual é de 60%.

Duplicação da AM-070 – As obras de duplicação da AM-070, realizadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Seinfra, chegaram até aos rios Miriti e Ariaú.  As frentes de trabalho concentram-se na construção da segunda ponte sobre o rio Ariaú, localizada no Km 35. Além disso, outras ações, como a hidro-semeadura, são realizadas ao longo da rodovia.

De acordo com o titular da Seinfra, Oswaldo Said, a obra realizada ao longo da AM-070 é importante para a região já que ajudará em seu desenvolvimento, garantindo melhoria na logística de transporte e escoamento de tudo o que é produzido no meio rural. A rodovia interliga Manaus às cidades de Iranduba, Novo Airão e Manacapuru. E sua duplicação encurtará o caminho entre capital e produtores rurais de municípios do Médio Solimões, Purus e Juruá, que são calhas do Amazonas.

A piscicultura, a produção de farinha, o aparecimento de novos empreendimentos imobiliários, são algumas das áreas impulsionadas, como também a produção de materiais cerâmicos como tijolos e telhas para o abastecimento do mercado da construção civil, tanto da capital quanto do interior.

Recuperação e melhorias de ramais – A Seinfra também está realizando serviços de pavimentação de estradas e ramais localizados em 13 municípios: Itacoatiara, Itapiranga, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Autazes, Borba, Anamã, Careiro, Envira, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri e Tabatinga.

Plano de Ação – O novo governo iniciou processo de licitação para oito obras de infraestrutura, que incluem recuperação de sistemas viários municipais e manutenção e recapeamento da AM-352. Também já está pronto o novo pacote de obras de recuperação dos sistemas viários urbanos das sedes de 12 municípios.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *