Carnaval 2018: Bandas de rua funcionarão até 23h e ‘espetinhos’ e garrafas de vidro estão proibidos

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) vai fiscalizar o cumprimento das regras e penalizar organizadores que descumprirem a regulamentação. Foto: Valdo Leão/Secom

O governador em exercício e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, reuniu organizadores de bandas carnavalescas de Manaus, neste sábado (13/01), para apresentar as novas regras de realização de eventos pré-carnavalescos e carnavalescos em vias públicas do Estado em 2018. As medidas focadas na segurança dos foliões e na melhor aplicação das forças de segurança pública constam de portaria conjunta, assinada por órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus.

A nova portaria estabelece que bandas, blocos e eventos carnavalescos e pré-carnavalescos, ocorridos em vias e locais públicos de Manaus, devem acontecer até o limite de 23h. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) vai fiscalizar o cumprimento das regras e penalizar organizadores que descumprirem a regulamentação, com a possibilidade até de bloqueio de licenças para eventos por um ano.

“Em todos eles, grandes ou pequenos, haverá uma patrulha de prontidão para dar segurança. Os eventos abertos estão limitados a até 23 horas. Esse é o horário que tem a troca de turno das polícias. Depois disso, à meia noite, é quando os ônibus param de circular e, com isso, as pessoas que têm dificuldades de se deslocar ficam a mercê de assaltantes. Essas medidas são para preservar as pessoas”, destacou Bosco Saraiva.

De acordo com o titular da SSP, a venda de churrascos em espetos e bebidas alcoólicas ou não em garrafas de vidro representa um risco a segurança dos brincantes e não será permitida. Copos de vidro e a entrada de pessoas com materiais pontiagudos também serão barradas nas barreiras de triagem que as organizações das bandas serão obrigadas a montar.

Até a sexta-feira passada, o Corpo de Bombeiros registrou 102 pedidos para a realização de eventos carnavalescos em vias públicas da capital. Além dos Bombeiros, é preciso registrar o evento nas Polícias Militar, Civil, no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Manaustrans, na Secretaria Municipal de Finanças (Semef), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), na Superintendência Municipal de Tranportes Urbanos (SMTU) e na Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

“Estaremos integrados a todo o sistema de segurança em prol de dar um carnaval seguro para a sociedade amazonense, onde o Corpo de Bombeiros se faz presente, antecipadamente, dando as devidas autorizações para que ocorram as bandas e blocos na maior segurança possível”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mauro Freire.

Novas regras

Pelas novas regras, os organizadores das bandas devem encaminhar os documentos de liberação do evento com 15 dias de antecedência ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para serem incluídos no portfólio de operações integradas do sistema de segurança. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, explica que o efetivo da polícia militar será responsável pela segurança dos arredores do evento e pelo acompanhamento da triagem. Contudo, os organizadores são obrigados a contratar segurança particular.

“A banda tem que ter a segurança particular contratada pelo coordenador do evento. Mas estaremos com a Polícia Militar acompanhando a quantidade de pessoas e o material que vai entrar, dando suporte às pessoas que vão entrar. A PM é responsável pela segurança do entorno”, enfatizou Brandão.

 Operação nas ruas desde o dia 6

Desde o último sábado (6/11), a SSP deu início a Operação Alegoria Proibida, que faz parte do planejamento estratégico de fiscalização das forças de segurança e ocorrerá durante todo o período carnavalesco. O responsável pela Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), coronel Fábio Pacheco, explica que o objetivo é garantir a segurança da população durante os festejos carnavalescos.

“Os órgãos se agrupam no colegiado e integradas têm sobre essas demandas dos solicitantes dos eventos. Cada um, é claro, nas suas atribuições, mas o colegiado também fala conjuntamente. Inclusive com seus poderes de notificação educativa”, reforçou Pacheco.

A reunião deste sábado (13/06) contou com a presença, ainda, do delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, da corregedora-geral do Sistema de Segurança, Iris Trevisan, do secretário de Cultura (SEC), Denilson Novo, e a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *