Sérgio Ferreira é o novo presidente da Unimed. Antônio Medeiros assume Conselho de Administração

Sérgio Ferreira

Sérgio Ferreira (na foto com o médico Alfredo Valois, também eleito para o Conad) é o novo presidente da diretoria executiva da Unimed Manaus

A Cooperativa Médica Unimed Manaus já tem os novos presidentes da diretoria executiva e do Conselho de Administração (Conad). O anestesiologista Sérgio Ferreira Filho é o presidente. Antônio Medeiros assume o comando do Conad. A posse se deu nesta quarta (10/01), às 16h, após a escolha dos nomes pelos sete conselheiros eleitos na véspera.

A diretoria executiva administra a cooperativa e o Conad faz uma espécie de “supervisão próxima”. Somente os sete eleitos para o Conad podem ser escolhidos para diretor, que corresponde à presidência. Era o cargo ocupado por Corina Batista, que foi demitida por decisão da Assembleia Geral.

 

Entenda o processo

A Unimed Manaus corre sério risco de falência. Está sob “direção fiscal” da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Isso significa que os dirigentes precisam tomar uma série de medidas de saneamento.

Durante anos, além do mais, a diretoria manteve uma disputa judicial com o fisco sobre o pagamento de impostos federais. O processo transitou em julgado, isto é, dele não cabe mais recurso. E a cooperativa perdeu. Uma dívida milionária apareceu de repente, assustando os médicos.

O valor total devido, entre débitos com fornecedores e o Governo Federal, passa de R$ 500 milhões. Como em toda cooperativa, se houver lucro ele é dividido entre os cooperados. Havendo prejuízo, a mesma coisa: divide-se o prejuízo. A Unimed está dando prejuízo.

A diretoria encabeçada por Corina Batista conseguiu parcelar a dívida com o fisco federal. Ficaram cerca de R$ 250 milhões para pagamento mais imediato.

A diretoria interina renegociou com diversos fornecedores. O Laboratório Reunidos, por exemplo, garantiu que não parará os exames médicos nas unidades da cooperativa. E assim fizeram outros, apesar do atraso no recebimento de dívidas.

A Unimed Manaus tem cerca de 149 mil clientes e 950 médicos cooperados. Mesmo seriamente afetada pela crise econômica, como todos os planos de saúde, oferece 1.400 empregos diretos e milhares de indiretos.

 

Interventores fora do comando

Curioso é que os integrantes do antigo Conselho Fiscal da Unimed estão fora da administração que chega agora. Foram eles que forçaram a demissão de Corina e assumiram a administração interina.

O grupo havia sido forçado também a se demitir, para poder assumir a interinidade do Conad e eleger a presidente interina Ramza Badr. Somente o médico Nelson Barbosa da Silva, que era do Conselho Fiscal, decidiu concorrer, pela Chapa 2.

Nelson Barbosa emitiu a seguinte nota:

“Encerrada a votação que elegeu a nova Diretoria Executiva e Administrativa da Unimed, o Dr. Nelson Barbosa da Silva, em nome de seus dignos pares, integrantes da Chapa 2, vem a público agradecer a cada um dos 168 cooperados que, reconhecendo o esforço da corrida contra o tempo da Diretoria Provisória em tornar transparentes os problemas da receita e despesas da nossa Cooperativa, acreditaram em nossas propostas e nos honraram com seus votos.

Aos companheiros que participaram da nossa Chapa 2, nosso reconhecimento pela confiança nas metas traçadas em caráter de emergência. O tempo foi exíguo. E pela dedicação diuturna, tanto na sede da Cooperativa, quanto na reunião com a ANS, no Rio de Janeiro. Os resultados foram positivos. Todos sempre estiveram empenhados em prol do soerguimento da UNIMED.

Passada a disputa, o novo momento deve ser de união, de dedicação. Todos buscando priorizar o saneamento e a recuperação da Unimed. É hora de restabelecer a confiança dos sócios cooperados e manter a prestação de serviços aos milhares de beneficiários associados.

Aproveitamos para parabenizar os colegas integrantes da Chapa 1, os quais venceram o pleito dentro do processo democrático. Foram respeitadas todas as regras de uma sociedade civilizada.”

 

Sérgio Ferreira

Sérgio Ferreira Filho é anestesista, membro das sociedades brasileiras de Anestesiologia e Medicina Intensiva. Foi diretor dos hospitais Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e Francisca Mendes. É sócio do hospital Sagrat Cor e dá plantão regular no Hospital Maternidade Unimed (HMU) Manaus. A escolha dele para presidente foi antecipada pelo Portal do Marcos Santos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *