Detran-AM faz blitz perto de lojas de conveniência e flagra mais de 20 motoristas embriagados

No total foram aplicados 163 autos de infração, 83 veículos foram removidos, sendo 50 carros e 33 motos. As principais irregularidades flagradas foram condutores dirigindo sem portar a CNH. Fotos: Divulgação

Em operação da Lei Seca realizada entre a noite de sexta-feira (5) até a madrugada desta segunda (8), pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), 23 motoristas foram flagrados dirigindo com sintomas de embriaguez.

A maioria estava em lojas de conveniência localizadas em postos de combustíveis, onde as ações do órgão foram concentradas, atendendo solicitação da população que é vizinha a esse tipo de empreendimento.

Consumo de bebidas

“Durante as operações que realizamos pela cidade, a população sempre cobra nossa presença próximo a lojas de conveniência por conta do alto consumo de bebida alcoólica nesses locais. Por isso, a partir de agora, também iremos intensificar nossa fiscalização próximo a esses lugares”, afirmou Vinicius Diniz, diretor presidente do Detran-AM.

A lei 2.958, de 10 de junho de 2005, proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em postos. Os órgãos de fiscalização tem trabalhado na conscientização sobre os riscos de ingerir bebida e punir quando necessário

Neste final de semana, as ações foram realizadas na avenida Arquiteto José Henrique, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, na avenida Grande Otelo, no Parque Dez, zona Centro-Sul, em algumas vias do bairro Morro da Liberdade, zona Sul, e na avenida Constantino Nery, em Flores, zona Centro-Sul.

Infrações

No total foram aplicados 163 autos de infração, 83 veículos foram removidos, sendo 50 carros e 33 motos. As principais irregularidades flagradas foram condutores dirigindo sem portar Carteira Nacional de Habilitação (CNH), veículos com licenciamento anual em atraso, em mau estado de conservação e motociclistas sem uso de equipamento de segurança (capacete).

Lei Seca mais rígida

O diretor presidente do Detran-AM alerta aos motoristas que além do órgãos ter intensificado a blitz de fiscalização da Lei Seca no Estado, as punições para quem dirige sob efeito de bebida alcoólica ficam mais rigorosas.

O dirigente afirma que embora a nova lei 13.546, sancionada em dezembro de 2017 pelo presidente Michel Temer, não tenha alterado os procedimentos realizados durante as fiscalizações, as punições ficarão mais rígidas para quem cometer homicídio ao volante, bem como lesão corporal na condução de veículos, desde que estejam sob influencia de álcool.

Novas regras

Essas novas regras que alteraram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passam a vigorar em abril de 2018, na semana do feriado de Tiradentes. A partir desta data, as punições serão mais rígidas para o motorista que cometer homicídio culposo (sem intenção) ou lesão de natureza grave ou gravíssima, estando ele sob efeito de álcool ou substâncias entorpecentes.

A pena prevista para casos que resultem em mortes será de cinco a oito anos de reclusão e, portanto, inafiançável. Hoje, a pena varia de dois a quatro anos. Já em relação às ocorrências que tenham lesões como consequências, a pena passa do mínimo de um ano para dois a cinco anos.

Acidente

Na madrugada de domingo (7), por volta das 4h30 um veículo colidiu no muro de um condomínio residencial na avenida Torquato Tapajós, após bater em um poste de iluminação pública.

Agentes do Núcleo Especial de Operações de Trânsito (Neot) que estavam próximo ao local, no momento do acidente, acionaram o Samu e Corpo de Bombeiros.

Segundo populares que visualizaram a ocorrência, a motorista que não teve o nome divulgado dormiu ao volante, o que ocasionou a batida. Ela foi encaminhada ao hospital com ferimentos leves.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *