Aulas das escolas municipais do Rio Negro começam na próxima segunda-feira

Direção da Semed esteve presente ao evento de abertura do ano letivos das escolas rurais do rio Negro. Foto: Altemar Alcantara/Semcom.

Foi dada a largada para o ano letivo de 2018 nas escolas rurais ribeirinhas localizadas no rio Negro. A abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira, 5/1, na Escola Municipal Canaã 2, comunidade do Julião, no Tarumã Mirim. Este ano, 29 escolas, com turmas de Educação Infantil e 1º ao 9º do Ensino Fundamental, vão atender mais de dois mil alunos. As aulas iniciam na próxima segunda-feira, 8/1.

 A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, esteve presente ao evento de abertura, acompanhada dos subsecretários de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, e de Administração e Finanças, Bruno Guimarães, da chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, Edilene Pinheiro, além dos chefes de setores da secretaria.

 Segundo Kátia Schweickardt, abrir o ano escolar da Semed em uma unidade ribeirinha é especial e significativo, principalmente pelas condições peculiares que essas unidades possuem.

A Semed tem o desafio de viver e produzir conhecimento dentro do coração da floresta amazônica. Nós precisamos oferecer aos nossos alunos os mesmos recursos da zona urbana e empenhamos nossa força para atender essa demanda. Ensinar para o conjunto da rede como é possível fazer educação de qualidade dentro das diferenças e dificuldades”, comentou.

O ano letivo das escolas municipais situadas na calha do Rio Negro tem início em calendário diferenciado por conta das condições ambientais, com a cheia e a vazante do rio ao longo do ano. Dessa forma, as aulas iniciam em janeiro e são finalizadas em outubro, no período de estiagem.

Este ano as escolas das zonas rurais ribeirinhas terão como tema “Promover os direitos de aprendizagem, por uma cultura de paz e solidariedade: Aluno alfabetizado garantia de sucesso, compromisso de todos”.

Para a chefe da DDZ rural, o tema deste ano tem como objetivo  mostrar aos alunos que somente a educação é capaz de promover mudanças na realidade dessas comunidades. Ela ressaltou o trabalho desenvolvido na Educação do Campo. “Mesmo com o calendário diferenciado da zona urbana nós não deixamos de atender os nossos alunos, estamos começando mais um ano letivo com muita energia”, disse Edilene.

A DDZ Rural conta ainda com mais 55 escolas municipais, sendo 21 localizadas no Rio Amazonas e outras 34 na zona Rural Rodoviária da cidade. O ano letivo dessas unidades começa em fevereiro, atendendo aproximadamente nove mil alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano. 

Transporte

Para atender os estudantes da zona Rural, a Semed disponibilizará este ano, 53 lanchas e 120 ônibus. Serão 29 lanchas que farão o transporte escolar de 29 unidades no Rio Negro e outras 24 no Rio Amazonas. Já os alunos localizados nas 19 escolas da BR-174 e AM-010, sendo 19 unidades de ensino na BR 174, 10 na AM 010, 03 vão contar com cerca de 120 ônibus escolares.

Veja também

Guias do IPTU 2018 já podem ser emitidas via internet A estimativa é de uma arrecadação de R$ 220 milhões do IPTU 2018, ou seja, 52,5% do valor lançado neste exercício. Foto: Marcio James/Semcom. A Prefeitura de Manaus concluiu nesta quinta-feira, 18/1, o lançamento anual do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em seu ...
Provas do concurso da Semed serão aplicadas no domingo para mais de 22 mil candidatos Os candidatos que estão concorrendo às 400 vagas para professor e formação de cadastro de reserva da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vão realizar as provas neste domingo, 21/1. A avaliação será realizada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Executivo (Ibad...
Corpos Artísticos do Amazonas oferecem vagas com salários de até R$ 5,5 mil As vagas são para bolsistas, músicos profissionais, coralistas e bailarinos profissionais. Foto: SEC/Divulgação A Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), por meio do Governo do Amazonas, iniciou inscrições para Processo Seletivo, com audição interna e extern...
Dia Nacional do Fusca será comemorado com exposição de carros antigos Pelo menos 150 fuscas vão ficar expostos no Largo de São Sebastião. Foto: Divulgação Neste domingo (21/1), a partir das 8h, o Largo de São Sebastião será cenário de uma exposição de carros antigos em comemoração ao Dia Nacional do Fusca. O evento, que tem entrada franca, s...
Serviço: advogados lutam por vaga de desembargador. Veja os prazos e nomes de concorrentes Advogados lutam por vaga no TJAM. Veja alguns prováveis candidatos e saiba quais são as leis e prazos que regem a disputa pelo cargo de desembargadorComeçou a disputa pela vaga de desembargador, do 5º Constitucional obrigatório da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazon...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook