Revistas em unidades prisionais do AM cresceram mais de 580% em 2017

Somente nos últimos três meses, 33 revistas foram realizadas em unidades prisionais do Estado.

Em 2017, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou 82 revistas em unidades prisionais na capital e no interior do Estado, um aumento de 580% em relação a 2016, quando o órgão realizou 12 revistas. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (4/1), pelo Comandante Geral da PM, Coronel David Brandão, durante apresentação do Balanço de Produtividade Policial de 2017, na sede do Comando Geral, situado no bairro de Petrópolis, zona sul da capital.

Acompanhado da cúpula da Polícia Militar do Amazonas, o Comandante Geral da PM destacou, ainda, os números de apreensões de armas, prisões em flagrante e recuperação de veículos roubados e furtados. As operações no sistema prisional foram intensificadas entre os meses de outubro e dezembro. No período, foram realizadas 33 revistas em unidades carcerárias da capital e interior do Amazonas. Em dezembro, com a Operação Cerberus, os presídios passaram a contar com policiamento terrestre, fluvial e monitoramento aéreo, conforme planejamento estabelecido pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva.

“Nós estamos com a operação Cerberus, que iniciou na primeira quinzena de dezembro. Reforçamos o policiamento nas muralhas, o patrulhamento no perímetro externo e um reforço no patrulhamento por ar e nos rios. Temos embarcações 24 horas fazendo todo o perímetro e com as revistas, além dos sobrevoos diários. As revistas ocorrem de acordo com o planejamento feito em conjunto pela SSP, PM e Seap”, enfatizou o Coronel David Brandão.

Presença policial – O Comandante Geral da PM disse que o sistema de segurança tem trabalhado seguindo a determinação do governador Amazonino Mendes de reforçar a presença policial nas ruas, com maior policiamento ostensivo e intensificando o trabalho de inteligência. Ele lembrou o reforço no policiamento nas zonas leste, norte e centro-sul e disse que a medida tem ajudado na diminuição dos índices de criminalidade. “As operações que já estão em andamento continuam como a ‘Operação Água’ e a ‘Operação Catraca’, que faz abordagens nos coletivos”, reforçou o comandante da PM.

No período de janeiro a dezembro de 2017, a PMAM recuperou e localizou 3.444 carros roubados e furtados, apreendeu 1.169 armas de fogo e 3.174 munições, além de 267 armas brancas. No mesmo período, a PM fiscalizou 313.892 carros e motos, deste número, 37.220 foi de táxis e 69.367 de mototáxis. Como parte das operações ‘Rota Segura’ e ‘Catraca’, os PMs fiscalizaram 9.736 ônibus coletivos e rotas.

Durante as ações de policiamento da PM em 2017, 2.373 pessoas foram presas em flagrante e 17.047 detidas, além de 5.230 menores apreendidos. Ao todo, de janeiro a dezembro do ano passado, foram realizadas 2.767 ações em barreiras e 3.074 de redução de velocidade, além de 29 ações de reintegração de posse. As ações de combate aos crimes ambientais resultaram na apreensão de 21 toneladas de pescado, 878,67m³ de madeira ilegal, 1.662 unidades de quelônios e 218 kg de carne de caça, além de 311 embarcações fiscalizadas.

Ações comunitárias – A Polícia Militar do Amazonas também atua em ações comunitárias, solidárias e escolares, onde, ao todo, 20.554 visitas foram realizadas. Como parte do projeto ‘Programa Vitória Régia’, oito escolas foram atendidas, 1.368 protetores ambientais mirins foram formados, 20 palestras, eventos e exposições realizadas, 15.029 resíduos recolhidos e 250 mudas doadas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *