Nevoeiro desvia voos na madrugada e pode se repetir, segundo Sipam

Uma névoa úmida alternando com nevoeiro atingiu Manaus deste a madrugada desta quinta-feira (4). O evento foi registrado no aeroporto internacional Eduardo Gomes a partir de 3h.

No aeroporto de Ponta Pelada situação semelhante foi registrada desde às 2h, segundo informações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Segundo o Sipam, haverá a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas e permanência de céu encoberto a nublado durante a manhã e parte da tarde de hoje.

Nevoeiro

No caso de nevoeiro ou névoa úmida as condições para sua formação são, normalmente, noites com céu claro ou poucas nuvens, alta umidade do ar e ventos fracos. A névoa úmida, assim como o nevoeiro de radiação acontece devido ao resfriamento do ar próximo à superfície.

O solo arrefece o ar em contato com ele até que este atinja a temperatura do ponto de orvalho (temperatura até a qual o ar deve ser resfriado, a pressão constante, para que se torne saturado e a condensação tenha início).

Dispersando

O vento fraco faz com que a névoa úmida atinja uma maior extensão vertical, sem dispersá-la. Forma-se quase sempre a noite ou de madrugada e usualmente dissipa-se algumas horas após o nascer do sol, quando se verifica um aumento da temperatura do ar e consequente diminuição da umidade relativa e/ou aumento da intensidade do vento.

Os nevoeiros fecham aeroportos ou provocam atrasos nos vôos, transtornando a vida dos passageiros, causando prejuízos às companhias aéreas e dificultando também a navegação marítima e o trânsito rodoviário, podendo causar acidentes nas estradas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *