Serpro desmente ‘pane nacional’ que Detran-AM usou para justificar paralisação

PANE DETRAN

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) enviou nota ao Portal do Marcos Santos em que afirma não ter ocorrido qualquer indisponibilidade de sistemas, conforme afirmou o Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM) ao justificar a suspensão dos serviços nesta quarta-feira (3).

O Serpro afirmou que o problema foi causado por uma queda de conexão de internet, serviço de responsabilidade de uma operadora contratada pelo Detran/AM.

O órgão ressaltou  também que “mesmo não sendo o provedor, o Serpro prestou todo apoio à empresa responsável, para que o atendimento ao cidadão fosse retomado o mais rápido possível”. A assessoria do Detran-AM informou que o problema foi solucionado às 13h30.

Na nota divulgada pelo órgão de trânsito, a assessoria explicou que a Base Nacional do Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados – que fica em Brasília, esteve fora do ar desde às 9h desta quarta-feira, sendo assim, o órgão, assim como os outros Departamentos Estaduais de Trânsito do Brasil, ficou sem contato com os sistemas de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e Registro Nacional de Carteiras Nacional de Habilitação (Renach) e de Registro Nacional de Informações (Renainf). A nota diz ainda que o fato impossibilitava a realização de serviços relacionados com veículos e CNHs, como transferências e renovações, solicitação de segunda via e outros. O Detran-AM já entrou em contato com os responsáveis que informaram não haver previsão para retorno dos sistemas.

O Serpro declarou que “um incidente dessa magnitude não passaria despercebido pelo Serpro, que tem um time de monitoramento que atua 24 horas, sete dias por semana, verificando a situação de usuários em todo o território nacional”.

O Detran-AM informou que as pessoas com atendimento marcado nos PACs e que não conseguiram ser atendidas nesta quarta-feira devido a pane, deverão agendar novamente os serviços.

Tags: CNH, Detran-Am, Serpro
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *