Ex-secretários do Governo já estão na penitenciária. Eles foram presos acusados de receber milhões em propina

Nomes do primeiro escalão do Governo José Melo já estão de volta ao presídio no KM 8 da BR-174, como Afonso Lobo, que comandava a pasta da Sefaz. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (3), às 15h50, quatro ex-secretários de Estado deram entrada na Triagem do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), passando pelo procedimentos de praxe.

A confirmação da entrada no sistema prisional foi feita Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Afonso Lobo (Sefaz), Wilson Alecrim (Saúde), Pedro Elias (Saúde) e o irmão do ex-governador José Melo, Evandro Melo (Sead), foram transferidos da sede da Superintendência da Polícia Federal, na zona Centro-Oeste, para o presídio.

Custódia

José Melo, em razão de decisão da Justiça Federal, permanece na carceragem da PF. Os ex-secretários são acusados de envolvimento no esquema de desvio de mais de R$ 110 milhões da saúde descobertos com a Operação Maus Caminhos.

Os quatro fizeram exame na sede do Instituto Médico Legal (IML) hoje à tarde, e seguiram para a Central de Recebimento e Triagem (CRT) no CDPM, por onde passam todos os presos do sistema.

Investigações

Durante investigações, a Maus Caminhos teve desdobramentos, arrolando os presos em cobrança de propinas, corrupção ativa e passiva, peculato, que resultaram em mais duas operações, a Custo Político e a Estado de Emergência, deflagradas pela PF, em conjunto com Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU).

O líder do esquema é o médico e empresário Mouhamad Moustafa. A transferência estava prevista para ontem, mas em razão de quadro reduzido de efetivo, a PF remarcou a mesma para hoje.

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jacques disse:

    Voltaram para o lugar de onde nunca deveriam ter saído. Quem rouba dinheiro público da saúde não é só ladrão é também assassino. Imaginem quantas pessoas morreram por falta de medicamentos nos hospitais e postos de saúde do Amazonas.

    Deve ser confiscado todos os bens desses vagabundos facínoras para ressarcir o estado.

  2. Sandra disse:

    Afonso acreditem Deus pois estamos orando por você, acreditamos que armaram para você.Tenha fê. Essa não falha. A inveja é muito grande pra cimade você e o invejoso será rebatido por Deus e será castigado cruelmente . Os invejosos não sabe que essa doença mata. Que Deus te proteja grandemente dessas pessoas. Força, Coragem e Fé .

  3. Roberto disse:

    Engraçado ainda não prenderam o Braga o Aziz e altos figurões da república Como Temer e sua quadrilha e ninguém fala nada , ou povo de sangue de barata