Edital de concurso público para 77 cargos na CIGÁS é aguardado para março de 2018

Até o final de março de 2018 será publicado o edital e a convocação dos aprovados e demissão dos não concursados acontecerá a partir de novembro de 2018. A empresa informou que este chamamento será feito em 4 (quatro) etapas, dentro do prazo de validade do concurso.

Audiência

A apresentação do cronograma do concurso foi feita durante uma audiência presidida pelo Procurador do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento, com as presenças do Controlador Geral do Estado do Amazonas, Arthur Cesar Zahluth Lins, do Diretor Técnico e Comercial da CIGÁS, Clóvis Correia Júnior, e dos advogados da empresa, Mariana Serejo Cabral dos Anjos e Renato Mendes Mota.

O Ministério Público do Trabalho, desde 2016, vem estabelecendo tratativas com a empresa no sentido de que seja realizado concurso público para a contratação de pessoal, tendo inclusive determinado a suspensão do cronograma inicialmente apresentado pela própria empresa, por conta da possibilidade de sua alienação. Todavia, em razão de o processo de alienação não ter avançado, o MPT entendeu que seria necessário o restabelecimento do cumprimento do cronograma, como forma de dar continuidade ao processo de realização do certame.

A empresa deverá juntar aos autos o edital do concurso público até 10 (dez) dias após sua publicação.

Saiba mais sobre a Cigás

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) foi criada pela lei 2.325 de 8 de maio de 1995 e é a concessionária pública responsável exclusiva pela distribuição do Gás Natural através de gasodutos no Estado do Amazonas, podendo atuar também em sistemas de Gás Natural Comprimido (GNC) e/ou Gás Natural Liquefeito (GNL). A concessão dos serviços tem prazo de vigência de 30 anos contados a partir da data de assinatura do Contrato de Concessão (18/11/2002). Em 21 de dezembro de 2011, foi publicada a Lei Estadual nº 3.690 que altera o termo inicial do prazo da concessão da Cigás, definindo que a data final da concessão é de 31 de janeiro de 2040.

A Cigás iniciou suas operações comerciais em janeiro de 2010, com o fornecimento de gás para o segmento termoelétrico. O sistema de distribuição implantado é um dos mais modernos do ramo de distribuição de gás em operação no Brasil, contendo Estações de Medição e Regulagem de Pressão (EMRPs), duas estações de odorização, sistema de proteção catódica, fibra ótica em toda a extensão do gasoduto, válvulas de bloqueio e outros elementos de segurança.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Antonio disse:

    A Cigas trabalha em divergência a vontade dos sindicatos , que são totalmente parciais as sua atuação e imposição , sem seguir os critérios necessários segurança e operação , inclusive em termos de qualificação de pessoal , tendo em vista as demais distribuidoras do Brasil.
    A empresa segue a linha de trazer profissionais de outros estados , não trazendo nenhum benefício para os profissionais formados no estado do AM e outros atuantes desempregsdos ?
    Os órgãos que fiscalizam a atuação e formalização do concurso não percebem que a companhia só abrirá vagas para funções de menor escalão no certame , deixando as vagas de maior ” responsabilidade ” para pessoas trazidas de outros estados e sob contratação para cargos de confiança, o que gera uma grande desconfiança quanto a responsabikidade social descrita pela empresa em sua política de gestão.
    Nos perguntamos , cadê a política de desprego divulgadas nas campanhas do governo do Amazonas.