Veja o que muda no trânsito para o Réveillon 2018. Linhas de ônibus serão reforçadas

Para atender a demanda do Réveillon de Manaus 2018, cujo principal evento acontece no anfiteatro do Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste, com a queima de fogos no Rio Negro, uma programação de 124 ônibus, de acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) atenderá a área, com o reforço de mais 15 veículos, com base no fluxo de pessoas para o evento verificado nas últimas edições.

A SMTU ressalta que seis empresas – Via Verde, Vegas, São Pedro, Integração, Expresso Coroado e Global-, estarão operando 10 linhas na área da Ponta Negra até o término do evento, previsto para iniciar às 17h do dia 31/12 e finalizar às 4h do dia 1/1 de 2018, com todo o apoio de 33 fiscais do órgão.

Além das linhas que já atendem o local, três extras serão disponibilizadas ao público: 121 (saída da Vila Marinho); 500 (saída do Novo Israel); e a 560 (saída da Cidade de Deus).

Para o superintendente da SMTU coronel Franclides Ribeiro, o reforço à frota irá beneficiar a população que aprecia o evento. “É uma parceria com os órgãos municipais e estaduais para atender o deslocamento de todas as zonas da cidade, na ida e na volta do evento, garantindo o transporte público aos usuários e atendendo à determinação do prefeito Artur Neto”, destaca Ribeiro.

 

Zonas Sul e Leste

Oito linhas estarão atendendo o público que for prestigiar o Réveillon da zona Sul, na rua Inocêncio de Araújo, no Educandos. As linhas 004, 006, 010, 625, 704, 705, 706 e 711 que passam próximo ao local, estarão operando com a frota de sábado.

Já para a festa de Réveillon, da zona Leste, que será realizada no Shopping Phelippe Daou, no Jorge Teixeira, todas as linhas que passam próximo ao local vão operar também com frota de sábado, para o atendimento do público que irá se deslocar para o evento.

 

Trânsito

Para garantir um trânsito seguro nas áreas da cidade onde a Prefeitura de Manaus vai promover festas de Réveillon, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) vai coordenar as operações especiais nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro, com um total de 170 agentes de trânsito.

Em cada área de comemoração, será implantada uma operação especial para garantir a circulação dos pedestres e a fluidez de veículos, até às 6h do dia 1º de janeiro.

Ponta Negra

O Réveillon do Complexo Turístico da Ponta Negra mobilizará um efetivo de 102 agentes de trânsito. A partir da 0 hora do dia 31, domingo, serão realizadas as seguintes ações:

– Interdição da avenida Coronel Teixeira, do sentido Ponta Negra /Centro, a partir da rotatória do chafariz até a rotatória da avenida do Turismo.

– Desvio do fluxo de veículos da avenida. Coronel Teixeira para a avenida Alaska, no sentido Centro/ Ponta Negra.

– Os veículos que estiverem circulando no sentido Ponta Negra / Centro, ingressarão na rotatória do chafariz (Tropical Hotel) acessando à direita no contra fluxo;

– Acesso do sentido Ponta Negra/Centro na avenida Coronel Teixeira, em frente ao edifício Aruba.

A partir das 12h:

– Proibição de estacionamento nos dois lados da avenida do Turismo, no trecho entre a avenida Coronel Teixeira e a ponte.

 

– A partir das 17h – Circulação:

– A alameda Alaska terá sentido único de circulação (Centro/Ponta Negra) , retornando na alameda Líbia até a avenida Coronel Teixeira;

– A partir das 17h os ônibus de linha urbana não circularão no perímetro próximo à praia. Os que circulam na avenida Coronel Teixeira serão desviados para a avenida do Turismo e os que circulam na avenida do Turismo serão desviados para a avenida Coronel Teixeira – sentido Ponta Negra/Centro.

– Acesso à Ponta Negra poderá ser interrompido, conforme a necessidade, diante do fluxo no local. Caso ocorra a interdição, os veículos que trafegam na avenida Coronel Teixeira – sentido Centro/Ponta Negra serão desviados à direita na rotatória, em direção a avenida do Turismo. Somente terão acesso os moradores e hóspedes do Tropical Hotel.

 

Áreas para Estacionamento

– O conjunto Alphaville e a avenida do Turismo, após o trecho preservado, servirão como área de estacionamento.

 

Educandos

Com um efetivo de 38 agentes, o Manaustrans atuará na operação de trânsito na área do Réveillon do bairro Educandos, na zona Sul de Manaus, que será realizado no boulevard Rio Negro, próximo à rua Inocêncio de Araújo, na praia do Amarelinho.

As interdições serão implantadas a partir das 8h, do dia 31, nos seguintes trechos: rua Amâncio de Miranda, no trecho entre a rua Manoel Urbano e boulevard Rio Negro; boulevard Rio Negro, trecho entre a rua Amâncio de Miranda e Leopoldo Peres; rua Inocêncio de Araújo, trecho entre a rua Manoel Urbano e boulevard Rio Negro.

Os veículos que trafegam do centro em direção ao bairro, após a Ponte de Educandos, devem converter à direita para a rua Amâncio de Miranda, seguindo à esquerda para a rua Manoel Urbano e à esquerda na Inocêncio de Araújo retornando em direção à ponte e ao Centro;

Os veículos oriundos da área central em direção à Feira da Panair deverão seguir pela rua Isabel e acessar a avenida Lourenço da Silva Braga. A rua Manoel Urbano, no trecho entre as ruas Amâncio de Miranda e Inocêncio de Araújo terá sentido único de circulação. A rua Inácio Guimarães também terá sentido único, em direção ao Centro.

Shopping Phelippe Daou

Ao menos 30 agentes de trânsito atuarão na área do Réveillon da Zona Leste, no Shopping Phelippe Daou, a partir das 7h do dia 31. Como o evento será realizado na área interna do centro de compras, não haverá necessidade de interdição da avenida Camapuã.

No entanto, esta avenida e a área da Rotatória do Produtor serão monitoradas por agentes do Manaustrans, para que sejam evitados estacionamentos em áreas proibidas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *