Quinta-feira, 26 de abril de 2018

Panavueiro do cárcere. Os erros de Melo. Lista de blogs. Alecrim tem câncer e precisa de médico

Panavueiro do cárcere

Panavueiro do cárcere mostra bastidores das prisões do ex-governador José Melo e ex-secretários

José Melo foi preso. O penúltimo governador eleito do Amazonas está na cadeia. Foi preso na Operação Estado de Emergência. O irmão dele, Evandro Melo, já havia sido preso. Especulou-se que a ex-primeira-dama Edilene também estaria presa, o que foi desmentido pela Polícia Federal (PF). O cárcere amazonense virou um Panavueiro. Um dos presos, do primeiro escalão, chora e não consegue sequer falar com as visitas. Outro se considera “experiente” e repete o mantra: “Isso pode até demorar, mas um dia acaba”. Advogados, trabalhando para tentar retirá-los da cadeia, se surpreendem com provas que basearam as decisões da juíza Ana Paula Serizawa. O processo vai sendo robustecido pelos novos dados colhidos. O resultado pode ser um Natal indigesto para todos.

 

Panavueiro do cárcere (2)

São fortes os rumores de que haverá nova rebelião na cadeia este fim de ano. Os ex-secretários estaduais presos seriam os reféns ideais para o motim. Os demais encarcerados também estariam revoltados com as diferenças da cadeia deles para as de ex-secretários estaduais.

 

Panavueiro do cárcere (3)

Diversas medidas foram tomadas para prevenir um novo massacre de Réveillon, como aconteceu no deste ano. A proibição de visitas dias 25/12 e 01/01 foi uma delas. Todo o sistema está em alerta para evitar a rebelião. Ela seria um desastre para os planos políticos de Amazonino, como foi uma espécie de pá de cal no Governo Melo.

 

Os erros de Melo

José Melo cometeu erros antes, durante e depois de ser cassado. Antes, ele estava queimado com lideranças do interior. Como coordenador de campanhas para o Governo do Estado se comprometia e ficava devendo. Durante a gestão, o comando que imprimiu à administração não teve nada de espírito público. Secretários mau intencionados aproveitaram para criar feudos em suas pastas. Depois, quando cassado, se recolheu em seu sítio, em Rio Preto da Eva.

 

Os erros de Melo (2)

Melo, isolado e auto-exilado, se tornou de tal forma intratável que perdeu os seguranças. Todo ex-governador tem direito a determinado número de PMs para trabalhar com ele. É de Lei. Os PMs de Melo, porém, pediram para retornar ao quartel.

 

Erros de Melo (3)

Lembram daquela frase, depois da reunião de despedida de Melo? “Os secretários ligados a mim, por favor, fiquem mais um pouco que nós vamos falar sobre a nossa estratégia”. Edilene, esposa do ex-governador, tinha uma parte da administração. Evandro Melo tinha outra. Outros mais tinham outras partes. Melo deixava tudo correr frouxo. Foi omisso. Só queria mesmo, segundo o inquérito da PF, tirar a parte que julgava lhe caber na corrupção.

 

Anos perdidos para o AM

O Amazonas não pode deixar de registrar os anos perdidos com o Governo José Melo. Melo, aliás, como o portal tem repetido, foi o pior governador da história do Estado. Ele governou entre 1º/4/2014, data que assumiu pela renúncia de Omar Aziz, e 04/05/2017, quando o TSE confirmou a cassação. Melo virou o “arauto da crise”. Chamava entrevista coletiva para anunciar medidas de austeridade, enquanto a corrupção corria solta na administração.

 

Anos perdidos para o AM (2)

Os mecanismos de fiscalização pela sociedade precisam ser aprimorados. Não dá para salvar leite algum depois de derramado. Mesmo que algum dinheiro desviado da saúde volte, nenhum morto, aleijado, nada de sofrimento dos doentes poderá ser devolvido.

 

Julgamento

É sempre bom lembrar que todo acusado, mesmo diante de evidências, precisa ser julgado e condenado antes de ser tratado como criminoso. José Melo, porém, já está julgado pela História: foi o pior governador do Amazonas. O resultado do desastre da gestão dele está aí.

 

Wilson Alecrim

A prisão preventiva pegou o médico e ex-secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, em pleno tratamento de câncer na próstata. A doença, como é de amplo conhecimento, avança diante da queda de resistência imunológica do indivíduo. Os médicos e amigos temem o agravamento de Alecrim com a prisão. A juíza Ana Paula já está com o pedido de cumprimento da preventiva dele em casa.

 

Raul Zaidan

Diabético, hipertenso e ex-fumante que voltou a fumar – quatro carteiras/dia -, Raul Zaidan sofre muito na cadeia. Advogado, dono de banca prestigiada, ele teve a prisão preventiva prorrogada. Agora, a Justiça pode transformá-la em preventiva.

 

Edilene

Corria a notícia de que Edilene, ex-primeira-dama, teria sido presa. Não foi. Houve apenas mandado de busca e apreensão no salão de beleza dela e o pedido de condução coercitiva foi indeferido. Mas todos sabem que Edilene participou ativamente do Governo Melo. Mandava e desmandava. Se há crimes imputados ao marido, não há como ela não estar implicada. Falta apenas fechar o cerco.

 

Blogs

Surgiu, no meio do noticiário sobre a prisão de José Melo, uma lista de possíveis portais e blogs que Evandro Melo, irmão dele, pagava. É estranho. O Ministério Público jamais aceitaria uma “delação premiada” apenas para implicar esse setor da mídia. Ainda mais com a prisão de Evandro sendo amplamente noticiada por eles. Parece mais revanche de uns e implicância de outros. É aquela história antiiiga: fulano pegou a esposa transando com o melhor amigo no sofá. O que fez? Tirou o sofá da sala.

 

Exército de prontidão

As autoridades da segurança no Amazonas estão levando muito a sério uma possível rebelião no sistema penitenciário. Tanto que acionaram o Exército. Um batalhão, tropa de elite, está de prontidão para o caso dessa calamidade se repetir.

 

Em busca do empate

O Amazonas sempre gostou do Rio de Janeiro. Em Manaus, torcedor de futebol vibra com os clubes de lá. O Campus Avançado da Uerj, Projeto Rondon, se instalou em Parintins e havia parintinense falando com sotaque carioca. Alguns pela convivência adolescente, outros por pavulagem, a maioria pelos dois juntos. Agora, Terceiro Milênio, o Amazonas imita o Rio de Janeiro na política. Somos, com a prisão de José Melo, os dois únicos Estados brasileiros com governadores presos. Está 3 a 1 para o RJ, embora com Garotinho e Rosinha em prisão domiciliar. Mas, dizem!, muito em breve o Amazonas empata essa.

Veja também

Segundo corpo é achado no Brasileirinho em dia sinistro Foto: Divulgação Em avançado estado de decomposição e com sinais de tortura, um segundo corpo foi encontrado no ramal do Brasileirinho, no Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. O corpo era de um homem e estava em uma área mata de difícil acesso. Segundo policiais mili...
Dupla de assaltantes se passa por clientes em loja e mantêm família refém, no Alvorada Foto: Reprodução Dois homens armados se passaram por clientes de uma loja de móveis e fizeram uma família refém nesta quinta-feira (26), em uma casa na antiga rua 3, bairro Alvorada, zona Oeste de Manaus. A dupla roubou um carro modelo Sandero vermelho, além de jóias da ...
EXCLUSIVO Promotor fala da investigação de Waldívia, que criou rede entre Amazonas e Santa Catarina... EXCLUSIVO Promotor fala da investigação de Waldívia Alencar, ex-secretária estadual de Infraestrutura, que ficou presa por cinco dias O promotor Igor Starling Peixoto, que preside o inquérito da Operação Concreto Armado, está debruçado sobre uma sala de documentos. É o m...
Parque da Criança tem programação voltada à leitura neste fim de semana Foto: Divulgação Uma programação voltada a estimular o interesse das crianças pela leitura e aprimorar as habilidades críticas dos pequenos leitores, fará parte da programação deste fim de semana, sábado (28), e domingo (29), do ParqueCidade da Criança, Aleixo, zona Centro...
Troca-troca no Governo: além da Casa Civil, CGE-AM, Sejusc e Ipem-AM têm novos titulares Diretor-presidente do Ipem-AM, Márcio Brito, deixa o cargo. Foto: Arquivo O governador Amazonino Mendes trocou os titulares da Casa Civil, Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) e Secretaria de Estado de Jus...

9 comentários para “Panavueiro do cárcere. Os erros de Melo. Lista de blogs. Alecrim tem câncer e precisa de médico

  1. João Gabriel disse:

    Me admiro muito ter pena de quem rouba da saúde… o meu tio teve câncer e ficou seis meses sem remédio por causa desses ladrões, deveriam ficarem o resto da vida na cadeia e tirarem todos os bens deles e dos agregados que foram adquiridos pelo dinheiro roubado da saúde. Fico envergonhado em ver pessoas defendendo esse tipo de ‘pessoas” que através dos seus roubos mataram milhares de pessoas.

  2. César disse:

    Ainda está faltando cair senador em toda essa história de corrupção que lameia o Estado do Amazonas. Todos nos sabemos k o médico Mohamad moustafa é apenas um pé de Laranja nessa história. Falta apenas ele falar o verdadeiro dono dessa derrama toda. Esperamos em breve ver essa juíza Ana Paula seriwaza colocar uns paixões na cadeia. Somos o novo Rio de Janeiro, Vamos colocar muito político na cadeia. Esperamos que em 2018 muitos políticos do Amazonas peguem cadeia. Seja ele governador, senador, deputado Federal, deputado Estadual é vereador. Parabéns á magistrada Ana Paula seriwaza.

  3. Warrington Redman Batista disse:

    Não por vingança. Mais no alge da crise da saúde que cuminou com as olimpíadas. foi no mesmo momento que estive muito doente com uma hemorragia alta no estômago. foi levado ao Platão Araujo e eu no corredor o médico me disse que ele não poderia fazer nada pos não tinha nem remédio pra me dá. A unica coisa que ele tinha era um soro para me aplicar.
    Mandaram para o 28 de Agosto para eu fazer uma indoscopia e lá me disseram que não tinha. Quan eu falei que trabalhava na Secom e minha mulher na casa civil. disseram pra eu falar com o Melo ou a dona Edilene. Só com ordem deles. E de pensar que a assessoura de comunicação era uma amiga minha.

  4. Clóvis disse:

    Sr. Marcos Santos, só para registro, não há prorrogação para prisão preventiva, somente para temporária.
    Quanto ao resto, parabéns pelo blog e pela coragem de expor as entranhas desse poder maléfico q se apoderou de nosso querido estado.

  5. Jorge cordeiro disse:

    Acham que fazem justiça prendendo. E eles continuam ricos do mesmo jeito. Eu faria diferente deixava -os soltos porém tirava tudo deixando-os pobres sem emprego para que sentissem na pele oque muitos sentiram

  6. Ana Cynthia disse:

    Além de presos. A justiça tem que tirar os bens e o dinheiro que eles roubaram, deixar eles pobres pra sentirem na pele, bando de verme, agora tá aparecendo tudo que é doença nesses bando de filho da puta, tem que deixar eles morrerem. Como o secretário Wilson alecrim junto com o Zé Melo fizeram, deixaram varias pessoas morreram, por falta de medicamentos, por falta de materiais hospitar e outras coisas mais,minha irmã enfrenta um puto de um câncer e alguns meses teve que parar com as quimioterapia porque no hospital cecom não tinha, quero que esses filho de puta morram na cadeia, e outro caso que houve na minha família em 2014 os segurança do Omar Aziz quase matou meu marido, e eu fui pra imprensa o que o Zé Melo fez abafou o caso, porque simplesmente o omar Aziz pediu pra ele abafar o casa, e naquele momento que eu estava chorando e desesperada, eu pedir com toda a minha fé, que um dia a justiça de Deus não ia faltar, que eu iria vê todos esses bandidos no mármore do inferno, agora tá faltando o omar azia a mulhe dele e os vermes do motorista e o segurança dela, Deus já tá providênciando tudooooo, todos vão morrer na cadeia, tenho muita fé em Deus

  7. walder gusmao disse:

    Tem que prender, tomar tudo que eles tem e não soltar nunca mais, porque se soltar vão roubar de novo flw.

  8. Dario B Santos disse:

    Acho estranho é o silêncio do “Tribunal de Contas do Estado”, será que está que nem o do Rio de Janeiro? Para mim esse TCE tem que acabar, é um órgão ineficiente, tudo que chega lá é aprovado serve somente para empregar parentes de políticos. Tem um deputado estadual querendo que o TCE crie postos avançado de atendimento no interior do Estado, não sei para quê, não fazem nada! Fechar o TCE e repassar a verba para a PF, MPF, MPE eles sim estão fiscalizando.

  9. FRANCISCO disse:

    Sr Marcos, só é de estranhar o sr não citar outros fatos de corrupção, ou pelo menos suspeita, tão recentes e relevantes como: Ponte do Rio negro, prosamim, arena Amazônia…. sou a favor da prisão de JOSÉ MELO, mais digo também, que ele é fruto recente dessa quadrilha que está perpetuada no Amazonas. Concordo cm o CÉSAR que ainda faltam alguns peixoes p serem fisgadas ( ex-governador, senadores, deputados …)

    RESPOSTA
    Amigo, já citei esses outros casos em várias publicações do portal. Nessa coluna, me mantive apenas na operação Maus Caminhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook