Detran-AM reforça Operação Lei Seca durante festas de fim de ano

De sexta-feira até a madrugada de domingo, os agentes do Núcleo Especial de Operação de Trânsito (Neot) autuaram 290 motoristas infratores. Foto: Divulgação Detran-AM

O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), intensificará a Operação Lei Seca que será realizada em pontos de grande circulação na cidade para evitar a incidência de acidentes de trânsito, aumento a segurança viária. As ações têm como foco o combate à embriaguez no trânsito, que tende a aumentar em decorrência das confraternizações de dezembro e janeiro.

Durante as fiscalizações realizadas da noite de sexta-feira (15/12) até a madrugada desta segunda-feira (18/12), agentes do Núcleo Especial de Operação de Trânsito (Neot) autuaram 290 motoristas infratores. No total foram retidos 112 veículos, sendo 43 motos e 69 carros e 15 pessoas foram flagradas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, as blitze terão como foco a alcoolemia e outras infrações, com objetivo de prevenir ainda mais o número de acidentes. As atuações acontecerão em horários distintos, em várias zonas da cidade e na região metropolitana com equipe preparadas e com o apoio das polícias Civil e Militar.
“Serão ações de alta visibilidade, de caráter também pedagógico, para que a população sinta a presença dos agentes nas ruas e evitem cometer a infração, protegendo a sua vida e reduzindo a probabilidade de se envolver em acidentes”, explica Vinicius Diniz.
Vias com alto fluxo – Os locais serão definidos conforme o histórico de acidentalidade viária, tendo como prioridade vias com alto fluxo de veículos e situadas no entorno de bares e restaurantes. Durante as blitze, será realizado o teste de etilômetro que verificará as condições de trafegabilidade do condutor.
“A tendência é reforçar essas fiscalizações para criar a cultura no cidadão de respeito às normas de circulação viária. Ao intensificarmos nossas ações, aumentaremos a segurança de todos, visto que o álcool torna os reflexos mais lentos, o que contribui para acidentes graves e mortes no trânsito”, acrescenta Diniz.
Equipamentos – Além da fiscalização com foco no consumo de álcool, o órgão confere o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança, como cadeirinha de bebê e cinto de segurança, uso de capacete por motociclistas e também é verificada a regularidade da documentação do veículo e condutores, com o objetivo de inibir fraudes e roubos.
Estatísticas e penalidade – De janeiro a novembro de 2017, o número de mortes no trânsito diminuiu em 9,74% em comparação ao mesmo período em 2016, quando foram registradas 297 mortes no trânsito. A imprudência e o consumo de bebida alcoólica são os principais motivos dos acidentes registrados no Estado.
A direção sob efeito de álcool consiste em infração gravíssima, podendo levar à suspensão do direito de dirigir e ao pagamento obrigatório de R$ 2.934,70, que pode ser dobrado no caso de reincidência no período de um ano.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *