Receita Federal e Ibama fazem apreensão de 280 toneladas de madeira irregular

Dez contêineres com 280 toneladas de madeira cortada foram alvo de fiscalização e apreensão da Receita Federal no Amazonas nesta sexta-feira (15).

O material estava embarcado num porto da zona Sul, e seria transportado ilegalmente para a Bahia. Mais de 100 outros contêineres são alvos da operação.

A empresa apresentou Documento de Origem Florestal (DOF) falso e o restante da documentação não estava de acordo com a carga encontrada no porto alfandegado.

Ibama

A consulta foi feita ao sistema integrado do Ibama, de onde a empresa extraía a madeira de uma área de manejo entre o Amazonas e Rondônia.

A exportadora cancelava o DOF emitido online para constar no sistema do Ibama que ainda tinha área para explorar no plano de manejo florestal, mas usava o documento inválido para burlar a fiscalização nas estradas.

A Polícia Federal vai seguir com a investigação para rastrear a origem e o destino do carregamento, além de todas as pessoas envolvidas no esquema. A madeira apreendida será doada para o Exército e instituições filantrópicas.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luiz Alberto Ramos de Souza disse:

    Sou professora e fui no conjunto DEBHORA na casa do PROFESSOR Melo, no início de sua vida política, casa simples etc… agora mansão de 7 milhões… Qual Professor trabalhando consegui isso???????