Polícia desvenda chacina da Compensa, inserida na disputa pelo tráfico na Praça 14 e na FDN, e caça 15 suspeitos

Chacina da Compensa é parte da disputa interna na FDN

A chacina da Compensa é página negra na história de Manaus

A força tarefa encarregada de investigar a chacina da Compensa, com seis mortos e 15 feridos, já desvendou a trama. Seis pessoas morreram e 15 foram feridas na noite de terça (12/12). Os protagonistas foram identificados. Um deles, Janson da Costa Pimenta, 29, “Jabá”, ferido, fugiu do SPA Juventina Dias e foi preso no dia seguinte. O outro, Andrei de Souza Guabiraba, 35, “Buiú”, está sendo caçado com outros 14 suspeitos.

A trama se desenrola ainda como parte da disputa pelo comando do tráfico de drogas na Praça 14. Envolve criminosos a serviço de José Roberto Fernandes, o Zé Roberto da Compensa, e Gelson Lima Carnaúba, o Mano G. Os dois disputam o comando da facção criminosa Família do Norte (FDN).

Jabá, que seria comandante (“frente”) de Luciano da Silva Barbosa, teria liderado um grupo encarregado de matar Buiú. Luciano é filho de Zé Roberto da Compensa. Buiú é tido como sucessor de Ramerson Albuquerque de Oliveira, o Gogonha, assassinado no dia 4/11. Seria o novo líder do tráfico de drogas na Praça 14.

 

Polícia desvenda chacina da Compensa a partir de morte errada

Jabá foi informado que Buiú estava na rua General Glicério, Cachoeirinha. Avistou, ao chegar, um grupo de usuários de drogas e os forçou a apontar o alvo. Eles indicaram um homem que passava no local e também se chama Buiú. Os assassinos gritaram, chamaram o suposto traficante pelo apelido e ele atendeu, sendo morto na hora.

O morto, porém, era outro Buiú, pequeno traficangte e usuário de drogas conhecido na área e parecido com o alvo. O Buiú verdadeiro estava numa via paralela, o beco Duque de Caxias, e escapou da “tropa” de Jabá.

Avisado pelos usuários, Buiú ligou para o “operador” de Gelson Carnaúba, conhecido como Tio Patinhas. Este, preso com cinco pistolas, um fuzil e bananas de dinamite, está em liberdade. Mora fora de Manaus e, usando o whatsapp, dá as ordens para o grupo de Mano G.

 

Carta branca

Buiú recebeu de Tio Patinhas carta branca para reagir à tentativa de assassinato. Ele reuniu um grupo e partiu para a Compensa. Terça-feira é o dia em que os veteranos do Compensão treinam com os jovens do T5 Jamaica. Compensão, time de Zé Roberto, foi campeão do Peladão, em 2006 e 2008, e chegou a se profissionalizar em 2009. O T5 Jamaica, time de Luciano, o filho do fundador da FDN, é o atual campeão da competição.

A polícia já sabe que Buiú e os demais atiradores estavam em quatro carros e duas motos. Estimam que pelo menos 15 efetuaram os disparos que mataram seis e feriram 15.

 

Jabá preso no dia seguinte

Jabá, que teria comandado a tentativa frustrada de matar Buiú, ficou entre os feridos. Atendido no SPA Juventina Dias fugiu, rapidamente, ao pressentir a presença da polícia. Ele tem mandado de prisão em aberto. A polícia o localizou e prendeu no dia seguinte.

 

‘Frentes’ mortos

Buiú conseguiu matar dois nomes importantes do grupo de Zé Roberto, que trabalhavam para Luciano. Ronaldo Oliveira, o Koreia, um dos “frentes” (líderes) de Luciano, e Michael de Sena Passos. O último era “olheiro” de Luciano para encontrar jogadores. Foi condenado por roubo e tráfico de drogas e ainda cumpria pena em regime semiaberto.

 

Caçada a autores da chacina da Compensa

A Força Tarefa, com policiais civis e militares, trabalha dia e noite para encontrar Buiú e os outros atiradores. E buscam evidências que possam levar Luciano, Tio Patinhos e outros enredados a novas condenações.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *