Pedro Elias preso em SP e nova fase da Maus Caminhos revela outros crimes de Mouhamad Moustafa. Veja lista de presos

O médico e empresário Mouhamad Moustaf, principal alvo da Maus Caminhos, teve a prisão preventiva decretada e cumprida hoje na Operação Custo Político, deflagrada pela PF. Foto: Arquivo

O médico e empresário Mouhamad Moustafa, principal alvo da primeira fase da Operação Maus Caminhos, foi preso preventivamente durante a Operação Custo Político, deflagrada nesta quarta-feira (13) pela Polícia Federal no Amazonas.

Segundo a PF, Moustafa responderá nesta ação a novos crimes de pagamento de propinas com corrupção ativa e passiva, resultado das investigações de desdobramento da Maus Caminhos. Entre os valores pagos em propina, até em espécie, foi apurado que ex-secretários receberiam por mês mais de R$ 100 mil.

Prisão preventiva e temporária

Também foram presos os ex-secretários Wilson Alecrim, e Pedro Elias, que estava em São Paulo, e o ex-secretário da Casa Civil, Raul Zaidan, além do ex-secretário de Administração e irmão do ex-governador José Melo, Evandro Melo.

Prisões temporárias foram cumpridas em nomes de Priscila Marcolino Coutinho, José Duarte dos Santos Filho, Keytiane Evangelista de Almeida, Isaac Bemerguy Ezaguy, Ana Cláudia da Silveira Gomes e Marinete Mendes da Silva.

Desde 5h, policiais vindos de outros Estados cumprem mandados da juíza federal Ana Paulo Serizawa. A coordenação do trabalho é do delegado Alexandre Teixeira. O ex-secretário da Fazenda, Afonso Lobo, foi alvo de condução coercitiva.

O ex-secretário de Saúde, Pedro Elias, foi preso em São Paulo. Foto: Arquivo

Corrupção

A Operação Custo Político tem por objetivo investigar os crimes de corrupção ativa, de corrupção passiva, de lavagem de capitais e de organização criminosa.

Mandados

Nesta fase, estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva, 9 mandados de prisão temporária, 27 conduções coercitivas, 27 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de sequestro de bens móveis e imóveis, incluindo uma aeronave Cessna560 XLS.

A Justiça determinou o bloqueio dos bens e valores dos investigados no montante de aproximadamente R$ 67 milhões visando o futuro ressarcimento do Estado.

Crimes

Os crimes eram praticados por membros da organização criminosa alvo da primeira fase que, utilizando-se dos recursos públicos desviados do Fundo Estadual de Saúde do Amazonas, realizavam pagamentos de propina a agentes políticos e servidores públicos.

O objetivo do grupo era obter facilidades dentro da Administração Pública estadual, tais como agilizar a liberação de pagamentos, obtenção de contratos públicos e o encobrimento dos ilícitos praticados.

O nome da Operação Custo Político é uma referência à expressão utilizada pelo empresário Mouhamad Moustafa para denominar as vantagens indevidas (propinas) pagas aos ex-secretários e outros servidores públicos.

Desdobramento

A operação em curso tem execuções em Manaus, São Paulo, Recife e Brasília, contando com 135 policiais federais, e seis servidores da Controladoria Geral da União (CGU). O Ministério Público Federal (MPF) confirmou que a ação de hoje é um desdobramento da Maus Caminhos.

Prisão Preventiva

Mouhamad Moustafa

Wilson Duarte Alecrim

Pedro Elias de Souza

Raul Zaidan

Antônio Evandro Melo

Aroldo da Silva Ribeiro

Prisão Temporária

Priscila Marcolino Coutinho

José Duarte dos Santos Filho

Keytiane Evangelista de Almeida

Isaac Bemerguy Ezaguy

Ana Cláudia da Silveira Gomes

Marinete Mendes da Silva

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. José Antonio Sátiro de Moraes disse:

    Olha bandidos Deus é justo eu sempre pedir a Deus que vc iria pagar o que vc fez com os funcionarios RETS da saúde e tenho muita fé em Deus que coisas piores viram sobre vc Pedro Elias !