Orquestra Barroca apresenta miniópera ‘Les Plaisirs de Versailles’, com entrada franca, no Palácio Rio Negro

A Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) encerra suas atividades no ano de 2017 com a apresentação da miniópera “Les Plaisirs de Versailles” neste sábado (16/12), às 18h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro. A apresentação tem entrada gratuita e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), dentro da agenda do Programa Espaço Aberto.

“Les Plaisirs de Versailles” – em português, “Os prazeres de Versalhes” – foi escrita pelo compositor francês Marc-Antoine Charpentier (1643-1704) no início da década de 1680, como uma ópera curta para ser encenada nos salões do Palácio de Versalhes, nas recepções do rei Luís XIV. A apresentação da peça no Palácio Rio Negro, que terá cerca de uma hora de duração, faz parte das ações de formação de público em espaços históricos, que a OBA promove há dois anos.

“Nesse trabalho, explicamos sobre gêneros musicais, como cantatas, sonatas e sinfonias, além de tocar, ou fazemos um concerto dedicado a um compositor e sua época. Para este final de ano, imaginamos que seria interessante fazer uma ópera pequena. ‘Les Plaisirs de Versailles’ pareceu ideal, pois é uma ópera para salão, com quatro cantores, e é divertida – um divertimento lírico”, explica Márcio Páscoa, maestro titular da OBA.

“Les Plaisirs de Versailles” traz como personagens alguns dos prazeres comuns vividos em Versalhes, como a Música, a Prosa e o Jogo, além de Comus, deus grego dos festejos. No enredo, a Música começa a cantar, mas é interrompida pela tagarelice incessante da Prosa, colocando as duas em disputa. O Jogo sugere a elas resolver o caso numa aposta, mas Comus ameniza a disputa seduzindo a Prosa com chocolate. No final, as duas deixam as diferenças de lado para ajudar o Rei a relaxar após suas batalhas.

Com direção musical de Páscoa, a montagem traz no elenco as sopranos Mirian Abad, Luziene Lins e Yasmin Rodrigues, e o barítono Emanuel Conde. Os cantores foram preparados pelo projeto Opera Studio, a cargo de Duany Parpinelli, no âmbito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A direção cênica é de Francisco Rider, que também selecionou figurinos e adereços em conjunto com o elenco.

Sobre a OBA

Fundada em 2009, a Orquestra Barroca do Amazonas se dedica à interpretação musical da música dos séculos XVII, XVIII e início do XIX, com base em fontes históricas e nas abordagens culturais contemporâneas mais recentes sobre o estudo desse período. O grupo, que usa cópias de instrumentos de época, tem foco especial na música luso-brasileira, mas também se dedica a programas e autores de outras nacionalidades que dialogam para a formação de um ambiente mais vasto de compreensão musical.

Desde sua criação, a OBA já esteve em dezenas de cidades brasileiras e do exterior (Portugal, Espanha e Itália), graças a patrocínios diversos como Petrobras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), UEA, Sesc, SEC, Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA), União Europeia, Regione Piemonte, entre outros.

A orquestra já gravou quatro CDs, disponíveis para venda em lojas online como CDbaby e Amazon, dentre 20 outros distribuidores e agregadores mundiais. Participou de diversos festivais de ópera e de música antiga, em cidades como Turim, Chivasso, San Maurizio (Itália), Juiz de Fora (MG), entre outros.

Serviço:

Espetáculo “Les plaisirs de Versailles”, com a Orquestra Barroca do Amazonas
Onde: Centro Cultural Palácio Rio Negro, avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro
Data/hora: Sábado, dia 16 de dezembro, às 18h
Entrada: Gratuita

Veja também

Prefeitura vai ajudar Musa a aumentar número de visitantes e se consolidar como atração turística... O prefeito em exercício, Marcos Rotta, no lago das vitórias régias, no MUSA. Foto: Alexandre Fonseca/Seminf.Acompanhado do secretariado municipal, o prefeito em exercício e secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, visitou na manhã deste sábado, 20/...
Homens furtam quase 200 óculos de grifes de ótica na zona Leste. Assista o vídeo Imagem do assaltante registrada por câmeras de vigilância. Foto: ReproduçãoTrês homens entraram na madrugada deste sábado, 20/01, na Mega Ótica, localizada na Av. Autaz Mirim, bairro São José, zona Leste, e levaram quase 200 óculos de grife, armações e outros objetos da...
Preso mais um suspeito de matar esportista britânica. Polícia procura por irmão Emma Kelty, 43 anos, foi morta no dia 13 de setembro de 2017, na Ilha do Boeiro, Comunidade Lauro Sodré, em Coari. Foto: ReproduçãoErinilson Ferreira da Silva, 24, conhecido como “Nilsinho”, foi preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva, na manhã deste sábado....
Amazonino anuncia que vai intensificar a entrega de títulos de imóveis na capital e interior A secretária de Política Fundiária, Paula Kanzler, e o governador Amazonino Mendes entregam o titulo definitivo de imóvel a uma das beneficiadas. Foto: Clóvis Miranda/SecomO governador do Amazonas, Amazonino Mendes, anunciou que vai intensificar a entrega de títulos def...
Cardápio pró-imunidade: veja quais alimentos podem turbinar sua saúde e afastar doenças O poder de determinados alimentos em estimular o sistema de defesa do organismo é um fato cada vez mais corroborado pela ciênciaJá dizia a sabedoria popular: “somos o que comemos”. A relação entre alimentação e saúde nunca esteve tanto em evidência, sobretudo em tempos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook