Dois foragidos são presos na Manaus Moderna em ação repressiva e educativa da SSP

Pedro Filipe Rodrigues Lopes, 24, possuía um mandado de prisão em aberto por roubo e furto, e Cleuvanilson Assunção Diniz, 37, estava sendo procurado por não pagar pensão alimentícia. Fotos: Valdo Leão/ Secom

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) lançou, nesta quarta-feira (13), uma ação de reforço no policiamento para reprimir e prevenir crimes na região da Manaus Moderna, no centro da cidade.

Carregadores de mercadorias, guardadores de carro e moradores de rua da região serão cadastrados e terão acesso a ações educativas de prevenção às drogas e, nos casos necessários, até encaminhamento para tratamento de dependência química.

Delegacia Móvel

A Delegacia Móvel da Polícia Civil foi instalada na avenida Manaus Moderna, na orla do rio Negro, próximo à feira da Manaus Moderna, e ficará no local por tempo indeterminado.

Durante o início dos trabalhos, na manhã desta quarta-feira, dois foragidos do sistema prisional foram presos e um homem foi detido acusado de extorsão contra uma mulher.

Pedro Filipe Rodrigues Lopes, 24, possuía um mandado de prisão em aberto por roubo e furto, e Cleuvanilson Assunção Diniz, 37, estava sendo procurado por não pagar pensão alimentícia.

Segurança

A operação segue determinação do governador Amazonino Mendes e tem o objetivo de reforçar a segurança na região da Manaus Moderna, desenvolvendo um trabalho com os carregadores de mercadorias com medidas educativas para o combate às drogas.

A ação é coordenada pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva e realizada de forma integrada entre Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).

“Estamos fazendo um reforço no quadrilátero que reúne a Manaus Moderna, Mercado Adolfo Lisboa, Igreja dos Remédios e até Feira da Banana. Há uma incidência muito grande de roubos e furtos a estabelecimentos comerciais, além de abordagem indevida e agressiva aos frequentadores por parte de alguns carregadores”, destacou o titular da SSP.

Ameaças, extravios e furtos

Segundo denúncias feitas à SSP, supostos carregadores do porto da Manaus Moderna estariam ameaçando e até extraviando mercadorias e pertences de clientes que não aceitam os valores cobrados pelo serviço.

Houve denúncias, ainda, de furtos a veículos, pedestres e atos de baderna e prática de tráfico de drogas. No sábado (9), a Secretaria de Segurança deteve nove supostos carregadores para apurar denúncias. Não houve prisões em flagrante.

Cadastro e orientação

Cerca de 30 servidores da Seaop estão atuando no cadastro e orientação dos trabalhadores. A expectativa é que, após o registro, os trabalhadores tenham crachás e fardamento.

“Os comerciantes dão conta de que alguns carregadores até exigem pagamento além do normal. Teremos um trabalho de acolhimento também para pessoas que precisam, que são dependentes.

O vice-governador e secretário Bosco Saraiva pretende catalogar todas as pessoas que trabalham aqui, dando até uniforme para que eles trabalhem na legalidade e evitem o que está acontecendo”, explicou o coordenador da Seaop, delegado Orlando Amaral.

Um dos primeiros cadastrados foi o canoeiro Edson da Silva, 38, que não portava documentos. Para ele, a ação trará mais segurança, inclusive, aos trabalhadores da área.

“É bom para a gente ficar cadastrado. É segurança para nós”, disse.O reparador de carros Andrade Lopes da Silva, 33, também foi levado para fazer o cadastro e disse que vai procurar apoio para se curar do vício da bebida.

“Essa é uma coisa certa sabe por quê? Está cadastrando quem quer trabalhar, quem não quer tem que sair fora. Em nome de Jesus, eu quero ser ajudado também. Ainda bem que o homem falou que tem um negócio para nos ajudar, eu quero ser ajudado”, disse.

Parcerias

Conforme o delegado Divanilson Cavalcanti, coordenador do Departamento de Prevenção às Drogas, a Secretaria Estadual de Segurança vai contatar cooperativas, conselhos comunitários de segurança e instituições sociais para trabalhar na prevenção às drogas e à dependência química na Manaus Moderna.

“Tem muitas pessoas que utilizam a área para uso de entorpecentes e acabam praticando os delitos justamente para consumir drogas”, ponderou Cavalcanti.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *