Dois foragidos são presos na Manaus Moderna em ação repressiva e educativa da SSP

Pedro Filipe Rodrigues Lopes, 24, possuía um mandado de prisão em aberto por roubo e furto, e Cleuvanilson Assunção Diniz, 37, estava sendo procurado por não pagar pensão alimentícia. Fotos: Valdo Leão/ Secom

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) lançou, nesta quarta-feira (13), uma ação de reforço no policiamento para reprimir e prevenir crimes na região da Manaus Moderna, no centro da cidade.

Carregadores de mercadorias, guardadores de carro e moradores de rua da região serão cadastrados e terão acesso a ações educativas de prevenção às drogas e, nos casos necessários, até encaminhamento para tratamento de dependência química.

Delegacia Móvel

A Delegacia Móvel da Polícia Civil foi instalada na avenida Manaus Moderna, na orla do rio Negro, próximo à feira da Manaus Moderna, e ficará no local por tempo indeterminado.

Durante o início dos trabalhos, na manhã desta quarta-feira, dois foragidos do sistema prisional foram presos e um homem foi detido acusado de extorsão contra uma mulher.

Pedro Filipe Rodrigues Lopes, 24, possuía um mandado de prisão em aberto por roubo e furto, e Cleuvanilson Assunção Diniz, 37, estava sendo procurado por não pagar pensão alimentícia.

Segurança

A operação segue determinação do governador Amazonino Mendes e tem o objetivo de reforçar a segurança na região da Manaus Moderna, desenvolvendo um trabalho com os carregadores de mercadorias com medidas educativas para o combate às drogas.

A ação é coordenada pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva e realizada de forma integrada entre Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).

“Estamos fazendo um reforço no quadrilátero que reúne a Manaus Moderna, Mercado Adolfo Lisboa, Igreja dos Remédios e até Feira da Banana. Há uma incidência muito grande de roubos e furtos a estabelecimentos comerciais, além de abordagem indevida e agressiva aos frequentadores por parte de alguns carregadores”, destacou o titular da SSP.

Ameaças, extravios e furtos

Segundo denúncias feitas à SSP, supostos carregadores do porto da Manaus Moderna estariam ameaçando e até extraviando mercadorias e pertences de clientes que não aceitam os valores cobrados pelo serviço.

Houve denúncias, ainda, de furtos a veículos, pedestres e atos de baderna e prática de tráfico de drogas. No sábado (9), a Secretaria de Segurança deteve nove supostos carregadores para apurar denúncias. Não houve prisões em flagrante.

Cadastro e orientação

Cerca de 30 servidores da Seaop estão atuando no cadastro e orientação dos trabalhadores. A expectativa é que, após o registro, os trabalhadores tenham crachás e fardamento.

“Os comerciantes dão conta de que alguns carregadores até exigem pagamento além do normal. Teremos um trabalho de acolhimento também para pessoas que precisam, que são dependentes.

O vice-governador e secretário Bosco Saraiva pretende catalogar todas as pessoas que trabalham aqui, dando até uniforme para que eles trabalhem na legalidade e evitem o que está acontecendo”, explicou o coordenador da Seaop, delegado Orlando Amaral.

Um dos primeiros cadastrados foi o canoeiro Edson da Silva, 38, que não portava documentos. Para ele, a ação trará mais segurança, inclusive, aos trabalhadores da área.

“É bom para a gente ficar cadastrado. É segurança para nós”, disse.O reparador de carros Andrade Lopes da Silva, 33, também foi levado para fazer o cadastro e disse que vai procurar apoio para se curar do vício da bebida.

“Essa é uma coisa certa sabe por quê? Está cadastrando quem quer trabalhar, quem não quer tem que sair fora. Em nome de Jesus, eu quero ser ajudado também. Ainda bem que o homem falou que tem um negócio para nos ajudar, eu quero ser ajudado”, disse.

Parcerias

Conforme o delegado Divanilson Cavalcanti, coordenador do Departamento de Prevenção às Drogas, a Secretaria Estadual de Segurança vai contatar cooperativas, conselhos comunitários de segurança e instituições sociais para trabalhar na prevenção às drogas e à dependência química na Manaus Moderna.

“Tem muitas pessoas que utilizam a área para uso de entorpecentes e acabam praticando os delitos justamente para consumir drogas”, ponderou Cavalcanti.

Veja também

SSP-AM orienta população sobre objetos proibidos em blocos e bandas carnavalescas Objetos de vidro e materiais cortantes estão na lista de 19 itens que representam ameaça de ferimentos. Foto: Valdo Leão/ SecomCom a chegada do Carnaval 2018, a Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM) orienta a população sobre os objetos de porte proibido a quem va...
Foragido desde o massacre do Compaj, homem é preso pela Polinter com uma adolescente e droga Foragido do Compaj desde o massacre do ano passado, Edielson foi recapturado por equipes da Polinter e Seaop. Ele estava com uma adolescente de 15 anos. Foto: DivulgaçãoDesde 1º de janeiro do ano passado, Edielson Oliveira de Souza, 28, estava foragido após o massacre n...
Loura que abastecia flutuantes do Tarumã de LSD e ecstasy está solta e não tem data para julgamento... O casal Rossana e Vinícius é acusado de comandar a distribuição de droga em raves e flutuantes e continua presoPresa em flagrante com um grupo criminoso que abastecia de drogas sintéticas - ecstasy e LSD -, além de maconha tipo skunk, os flutuantes e festas raves do Tar...
Polícia Civil prende homem com meio kg de skunk no Vieiralves. Preso disse que era para fumar sozinh... Chamado de "Bruno Grandão", Bruno Meireles foi preso em flagrante após denúncia anônima à polícia. Foto: DivulgaçãoBruno Meireles Melo de Oliveira, 30, conhecido como “Bruno Grandão”, foi preso em flagrante por tráfico de drogas neste domingo (15).O fato ocorreu na ...
Parceria entre SSP-AM e Suframa garante nova sede da Delegacia da Criança em Manaus Depca vai ganhar nova sede em parceria com a SSP-AM e Suframa, passando a ocupar a antiga residência do Centro Tecnológico Industrial, em Adrianópolis. Foto: Valdo Leão/ SecomA Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), em Manaus, vai ganhar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook