UBS Almir Pedreira amplia oferta de serviços após reinauguração no Crespo

Durante a reinauguração de UBS, prefeito anunciou início das atividades da Escola de Saúde Pública para qualificar, cada vez mais, os servidores da saúde do município. Foto: Alex Pazuello/ Semcom

Após inaugurar o pequeno centro de saúde Almir Pedreira, em maio de 1992, durante seu primeiro mandato como prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto retornou ao espaço, 25 anos depois, para reinaugurar nesta terça-feira (12), as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Almir Pedreira, localizada na rua Nove de Maio, s/n, comunidade Lagoa Verde, bairro Crespo, zona Sul.

Para o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama Elisabeth Valeiko, e do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, a reinauguração representou uma mistura de sentimentos.

“É uma alegria grande estar aqui e, ao mesmo tempo, um sentimento de tristeza por ter ficado esse tempo todo com o espaço defasado. O financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) só vem quando se constroem UBSs, como esta. Agora estamos credenciados a receber esses recursos federais”, explicou.

Escola de Saúde

Ainda segundo Arthur, a prefeitura deve iniciar, em 2018, as atividades da Escola de Saúde Pública para qualificar, cada vez mais, os servidores da saúde do município. “Vamos expandir a qualidade dos atendimentos às pessoas que demandam por serviços de assistência básica”, reforçou o prefeito.

A reforma da UBS Almir Pedreira foi realizada para ampliar as instalações da Unidade de Saúde, garantindo uma melhor infraestrutura de atendimento e permitindo a oferta de novos serviços. Como explicou o secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.

Ampliação

“Com a reforma, a UBS passará a contar com mais um gabinete odontológico, totalizando dois gabinetes. Terá ainda um Espaço Saúde para a realização de palestras e atividades educativas e de prevenção com a comunidade”, informou Magaldi, lembrando que a Unidade atende a população dos bairros Crespo, São Lázaro, Mauazinho e Distrito Industrial, todos na zona Sul da cidade.

A diretora da unidade, Silvane Nogueira de Aguiar, destacou que, no período em que esteve fechada para a reforma, a Unidade de Saúde manteve a oferta dos serviços de saúde em instalações na Escola Pestalozzi e na Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa).

“A parceria garantiu a continuidade do atendimento à população, o que passará a ser feito em uma nova estrutura ampliada para receber as demandas da população na Atenção Básica de forma integral”, pontuou.

Serviço

A UBS vai oferecer consultas de enfermagem e de serviço social, contará com quatro consultórios médicos para pediatria, clínica geral e obstetrícia-ginecologia, além de um consultório ginecológico.

Serão oferecidos serviços de curativo, dispensação de medicamentos, atividades de promoção e prevenção à saúde, acompanhamento de programas sociais como o Bolsa Família, vacinação, nebulização, coleta de material para exames laboratoriais e odontologia, entre outros serviços da Atenção Básica em Saúde.

Quadro

O quadro de recursos humanos inclui profissionais como médicos, enfermeiros, assistente social, cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, técnico em patologia, assistente administrativo e serviços gerais.

A equipe irá atuar também nas diversas áreas da Atenção Básica e que envolve o controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), da hanseníase, tuberculose, hipertensão, diabetes, tabagismo, saúde da Mulher, da Criança, do Idoso e do Homem, pré-natal, entre outros.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *