Internos do sistema prisional realizam provas do Enem hoje e amanhã

Internos do sistema prisional participam hoje e amanhã das provas do Enem, em 18 unidades do Estado. Foto: Divulgação

Internos do sistema prisional do Amazonas participam nesta terça-feira (12) e amanhã (13) do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem-PPL) com aplicação em 18 unidades do Estado.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), através da Escola de Administração Penitenciária (Esap), realizou a inscrição de um total de 521 internos na edição do Enem PPL deste ano.

Capital e interior

Em busca da inserção educacional e resgate da cidadania, a Seap investiu nas inscrições tanto na capital quanto no interior. Estão realizando as provas um total de 378 internos da capital e 143 do interior do estado.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, destaca a participação dos internos no Enem PPL.

“Toda nossa equipe está engajada nesta ação. Queremos que os internos se sintam confiantes e coloquem em pratica tudo que apreenderam nas aulas diárias que receberam através do projeto ‘Bambu’, que tem a finalidade de preparar os detentos para este Exame”.

Ação conjunta

A participação dos internos do Amazonas no Enem PPL ocorre desde o ano de 2012 e já registrou um total de 42 aprovações até a edição de 2016.

Este resultado parte da ação conjunta entre Seap e a empresa Umanizzare Gestão Prisional, que por meio do Projeto Bambu oferece aos internos um espaço didaticamente adequado e motivador que busca a educação formal mediante o estímulo do hábito pelo estudo, leitura e mudança de comportamento.

Incentivo

Para a gerente técnica da Umanizzare, Sheryde Karoline, o exame foi o incentivo que faltava para que os detentos tivessem acesso à educação e oportunidades concretas de um curso superior, visando o mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

“Além do Enem, os participantes podem também concorrer a uma vaga no curso de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou Programa Universidade Para Todos (Prouni) seguindo o mesmo padrão aplicado aos alunos regulares do Ensino Médio”, enfatiza a gerente.

Áreas diversas

Os internos receberam aulas diariamente com os conteúdos nas áreas de Ciências Humanas, Exatas, Tecnológicas, Biológicas e Redação, preparando-os assim para as provas do Enem PPL e também para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

No total, 18 unidades realizam as provas, entre elas todas as unidades da capital e dos municípios de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Maués, Parintins, Tabatinga e Tefé. A lista dos aprovados deve ser divulgada nas primeiras semanas do mês de janeiro de 2018.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *