Terceira vítima de mordida de morcego passa por cirurgia bem sucedida na FMT mas segue em estado grave

Foto: Divulgação

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde  (Susam), informa que realizou com sucesso um procedimento neurocirúrgico em um paciente de 14 anos, oriundo o município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) e que está internado na unidade de saúde com quadro de encefalite viral.
Segundo a FMT-HVD, o procedimento foi realizado neste fim de semana e teve o objetivo de medir e controlar a pressão intracraniana do paciente, que segue na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI). O quadro clínico do jovem ainda é considerado grave, porém estável.
Desde o último dia 2, o paciente está sendo submetido ao protocolo de Milwaukee, indicado pelo Ministério da Saúde (MS), com uso dos medicamentos Biopterina e Amantadina. A equipe da FMT-HVD recebe a assessoria clínica do Dr. Rodney Willoughby, de Milwaukee (EUA), referência internacional em Raiva Humana e criador do protocolo que está sendo seguido com o paciente.
O jovem é irmão de um adolescente de 17 anos e de uma menina de 10 anos que morreram em Manaus após serem atacados por morcegos na comunidade de Tapira, em Barcelos. Ambos foram diagnósticos com Raiva Humana. Ele deu entrada na FMT-HVD no dia 2 de dezembro com sintomas de febre e formigamento nas mãos.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão também  vinculado à  Susam, em parceria com o MS e as secretarias municipais de Saúde de Barcelos e de Novo Airão, reforçaram as estratégias de vigilância nas comunidades da Reserva Extrativista do Rio Unini, no Amazonas, onde os irmãos foram mordidos por morcegos.
 
Uma das estratégias é vacinar e manter sob observação todas as pessoas mordidas por morcegos na reserva, que é formada por nove comunidades. Uma equipe do MS está no Amazonas desde o dia 1º para acompanhar o trabalho que vem sendo feito pelas autoridades de saúde local. Também vão acompanhar os trabalhos preventivos, de profilaxia  e de investigação que estão sendo realizados pela FVS-AM na área da Resex do rio Unini, com apoio da equipe de saúde local.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *