Shopping T4 dá início às atividades neste domingo com festa e serviços

Com 15 mil metros quadrados, Shopping T4 começa a funcionar hoje, com inauguração a partir das 14h. Expectativa é que galeria popular receba 2 mil pessoas por dia.  Foto: Ricardo Oliveira/ Semcom

Uma grande festa popular irá marcar o começo das atividades do Shopping Phelippe Daou, o Shopping T4, localizado na avenida Camapuã, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste.

Com 15 mil metros quadrados de área construída, o espaço abre suas portas a partir das 14h, neste domingo (10), com a estimativa de uma circulação diária de 2 mil pessoas. No local, estarão centenas de lojas de microempreendedores, ex-camelôs que deixaram as vias do Centro Histórico da cidade.

Serviços

Além das lojas, o Shopping Phelippe Daou vai oferecer uma série de serviços, como postos do Sine Manaus, Pac Municipal, Manaus Atende e posto do Cadastro Único. O local também conta com ampla área de alimentação com 400 lugares.

A programação cultural de abertura do espaço ocorrerá no estacionamento, preparado para receber mais de 300 carros no dia a dia. Nele, se apresentarão o cantor Nelson Vitty e a Banda Impakto. Além do domingo, as atrações culturais seguirão com apresentações ao longo da semana, até o dia 17, com shows do Intuissamba e dos cantores Américo da Madrugada, Lucinha Cabral e Jennifer Santos.

Viva Centro

O prefeito Arthur Virgílio Neto explicou que a abertura do espaço será um momento histórico para a cidade e para as pessoas contempladas no projeto Viva Centro Galerias Populares – que terão suas lojas no novo shopping, dando início a um novo momento em suas vidas.

“Desde o início do projeto queríamos dar dignidade aos camelôs tirando-os das ruas, transformando-os em microempreendedores e oferecendo a eles um lugar que representasse sua independência econômica. Com o Shopping T4 muitos realizam o sonho de sair das ruas e ter um lugar seu para vender seus produtos com comodidade, honradez e segurança. É uma vitória deles, onde ganha a prefeitura e principalmente, ganha a cidade de Manaus “, disse o prefeito.

Isso se comprova nas palavras do empreendedor Geraldo Pereira Lopes, 47, conhecido como ‘Negão da Salada’, que há mais de duas década trabalha nas ruas de Manaus. Ele mostra empolgação para a abertura do espaço e diariamente está no shopping arrumando seu novo empreendimento.

“Eu tenho 27 anos no Centro e, graças a Deus e à vontade do prefeito Arthur, que realizou não só o meu sonho, mas o sonho de mais de dois mil pais e mães de famílias, que saíram de baixo do sol e da chuva nas ruas do Centro, hoje estamos aqui, nesse local digno para trabalhar”, disse emocionado.

Natal

A Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Semjel) também preparou uma série de atividades com os personagens infantis e de Natal, do Parque Cidade da Criança, como o Papai e Mamãe Noel, biscoito, bailarina, soldadinho de chumbo e árvore de Natal viva.

Na ocasião também será inaugurada a 5a árvore de Natal como parte dos festejos do “Natal do Abraço”, um grande movimento cênico, artístico, cultural e de solidariedade  organizado pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), que promete mexer com os sentimentos da população.

Prefeitura + Presente

A Ouvidoria Municipal e a Proteção ao Consumidor Manaus (Procon) também realizam no local a 18ª ação itinerante Prefeitura + Presente, em uma edição especial.

Serão mais de 20 órgãos municipais, estaduais e parceiros, reunidos em um só lugar para dar soluções mais rápidas às demandas dos comunitários.

Serão ofertados serviços como emissão de 1ª via de RG, CPF 1ª e 2ª vias, palestras, carreta da mulher, programas sociais, cadastro de cartão do idoso, atividades de recreação atualização de cadastro habitacional, orientações referentes à regularização de terras, recebimento de demandas referente à manutenção de iluminação pública e abastecimento de água, troca de lâmpadas, orientações sobre o transporte público, limpeza pública, distribuição de mudas, análise para autorização de podas e corte de árvores, recebimento de denúncias de maus tratos aos idosos e orientações jurídicas.

PAC e Sine

Quem visitar o espaço diariamente também pode utilizar de serviços oferecidos pelo PAC Municipal, Sine Manaus, posto do Sinetram, Cadastro Único (Cadúnico) e posto de atendimento do projeto Manaus Atende.

A estimativa é de que um público de mais de 10 mil pessoas passe a circular por mês no local em busca de atendimentos no PAC, o que também deve beneficiar os comerciantes que atuam no espaço.

O Manaus Atende será outro destaque que, além de oferecer serviços ligados à área tributária, também vai dispor de serviços de licenciamentos ligados às  secretarias municipais de Finanças, (Semef), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Saúde (Semsa) e ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Outra novidade é a Subcentral do Cadastro Único (CadÚnico), administrada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), que irá descentralizar o atendimento para os usuários do CadÚnico e beneficiários do Programa Bolsa Família.

O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda registrando informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas executadas nas três esferas de governo.

Galerias populares

O funcionamento do Shopping T4 representa uma fase importante do projeto Viva Centro Galerias Populares, que, desde 2014, já realocou 1.503 camelôs das ruas do Centro transformando-os em micro empreendedores, oferecendo condições dignas de trabalho.

Desde então 295 estão instalados na Galeria Espírito Santo, Centro; 197 na Galeria dos Remédios, também no Centro; 5 na Praça XV de Novembro (Matriz) e 10 no Parque da Juventude, na Bola do São José 1, zona Leste.

O projeto faz parte do processo de revitalização do Centro Histórico de Manaus e deve continuar com obras das 2ª e 3ª etapas da Galeria dos Remédios em 2018, para abrigar mais 310 novos empreendedores.

Homenagem

O Shopping T4 tem o nome de Shopping Popular Phelippe Daou, em homenagem ao grande empreendedor da Comunicação na Região Amazônica, falecido em 14 de dezembro de 2016, aos 87 anos.

A homenagem póstuma nasceu de um projeto de lei apresentado pelo vereador Marcel Alexandre. Prontamente o prefeito Arthur Virgílio sancionou em reconhecimento a imensa contribuição que deu ao meio empresarial, jornalístico e comercial em toda Amazônia.

De acordo com o prefeito, Arthur Virgílio Neto, dar o nome de Phelippe Daou, ao maior centro comercial popular da cidade, que irá abrigar novos empreendedores que buscam uma vida melhor, é uma justa homenagem ao homem que empreendeu tudo que podia para comunicar e enaltecer a região amazônica.

“Homenagear Phelippe Daou é um exemplo de empreendedorismo e dedicação. Por isso fazemos essa homenagem que foi aprovada pela Câmara Municipal de Manaus. Desejo a todos os novos lojistas que tenham a mesma garra e determinação que teve esse grande homem em sua vida e em seu trabalho”, explicou Arthur.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *