AM tem a maior superlotação carcerária do País

Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública revela que o Estado do Amazonas lidera o ranking dos Estados brasileiros com a maior superlotação carcerária do País. Conforme os dados, o déficit é de 9.036 vagas.

Em 1º de janeiro deste ano, o Amazonas foi palco do maior massacre de presos com 56 mortes.

Segundo a pesquisa realizada entre dezembro de 2015 e junho de 2016, é no Estado do Amazonas que está a maior taxa de ocupação de presídios, com 484%. A taxa nacional é 197,8%. Durante o levantamento dos dados, identificou-se que nas celas do Estado, havia 48 presos em espaços que na verdade foram projetados para atender somente dez pessoas. No mesmo período em que foi feita a pesquisa, a população carcerária era de 11. 390 presos, sendo que a capacidade do sistema prisional local era de apenas 2.354 vagas.

É também no Estado do Amazonas que está concentrado o terceiro maior número de presos que ainda aguardavam por julgamento, à época da pesquisa, 64% não haviam sido sentenciados. No Ceará, esse percentual é de 66% dos presos e em Sergipe, 65%.

O Estado também está entre as três localidades que mais reúnem presos com idade inferior a 25 anos.  No Acre o percentual é de 45%, no Amazonas 40% e em Tocantins, 39%.

No cenário mundial, o Brasil aparece como o 3º país com a maior número de pessoas presas.

Confira aqui os dados do Infopen1 e Infopen 2

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *