Justiça fecha pousadas em Autazes por abate do tucunaré, símbolo do Município

Fiscalização fechou as pousadas por abate de tucunaré

A ordem de fechamento das pousadas foi cumprida dia 5 de dezembro. Fotos: Divulgação

O abate de tucunaré, proibido por lei municipal, levou ao fechamento de duas pousadas no Município de Autazes. Ambas estão localizadas no rio Mutuca e se recusaram a cumprir a Lei de Proteção do Tucunaré (178/2017). A lei tornou proibido o abate do peixe, em qualquer período, e o transformou em símbolo do Município.

A ordem de fechamento, do juiz da Comarca, Cid da Veiga Soares Filho, foi cumprida no dia 5 de dezembro. As pousadas, conhecidas como “Do Miro” e “Do Alfredo e do Japonês”, estavam localizadas no rio Mutuca.

Havia, além do abate contínuo de tucunarés, irregularidade de documentação dos empreendimentos. O rio Mutuca é dos mais organizados para a preservação da espécie, com guaritas em todos os locais de acesso.

As pousadas também não estavam cumprindo o período de desova do tucunaré, que começou, pela lei, no dia 15 de novembro. Pesca esportiva, a partir daí, só com autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Autazes.

A Lei 178/2017, sancionada pelo prefeito Andreson Cavalcante (PROS) dia  24 de abril de 2017, é a base para vários Municípios. Barcelos, no Alto Rio Negro, já a adotou e Careiro Castanho está em vias de sanção do instrumento legal.

 

Além do abate contínuo de tucunarés, foram identificadas irregularidade de documentação dos empreendimentos.

Uma das pousadas fechadas no rio Mutuca.

Tucunaré vivo

O tucunaré é a base da pesca esportiva e gera extensa cadeia econômica, oferecendo emprego e renda via pesca esportiva. Estudos mostraram que uso de arrastões na seca (agosto-novembro) e na desova estavam dizimando a espécie. Pescadores e autoridades se uniram para preservá-la, com a prática do “pesque, fotografe e solte”.

Há muitos grupos de pesca, nas redes sociais, trabalhando com o tucunaré.

A cadeia econômica do tucunaré começa com as lojas de vendas de varas, carretilhas, molinetes, roupas e iscas para a pesca. Depois segue pelos canoeiros, pousadas, pontões de combustíveis, estaleiros etc. Tudo baseado no peixe, que estava sumindo nos rios de Autazes, especialmente Mutuca e Juma, os mais procurados.

 

O tucunaré é a base da pesca esportiva e gera extensa cadeia econômica.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. muito bom parabens pelo artigo nota 10 super recomendo