Governo do Amazonas trabalha para consolidar Maués no Roteiro Gastronômico do Estado

Seguindo a determinação do governador Amazonino Mendes, que é de consolidar a atividade turística no Estado com o objetivo de transformá-la em uma nova matriz econômica, o Governo do Amazonas formou 38 alunos, por meio do curso ‘Cozinha Regional e Gastronomia’, no município de Maués (a 253 quilômetros de Manaus).

A formação faz parte da série de atividades que o Governo do Estado vem realizando no município no sentido de prepará-lo para a 38ª edição da Festa do Guaraná, que inicia no próximo dia 07 de dezembro, nas areias da Praia da Maresia.

Os alunos receberam os certificados na tarde desta sexta-feira (1º/12) em cerimônia realizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Maués. O curso foi aplicado pelo Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam), com apoio e articulação da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Maués, Ellen Mendonça, o curso faz parte da politica de reestruturação turística da cidade. “Esses cursos são de suma importância para o município, principalmente, por capacitar nossa mão-de-obra.  Ele ajudará a melhorar o atendimento ao turista, ainda mais agora, com a festa do Guaraná a cidade estará cheia e muitos vão utilizar nossos serviços turísticos”, disse a secretária.

Técnicas

Durante o curso, que durou 30 dias, os alunos conheceram o modo correto para higienização e manipulação dos alimentos, além de identificar e selecionar os produtos para a preparação dos pratos, medidas de precisão e utilização correta dos ingredientes e modo de preparos de pratos doces e salgados.

Eles também conheceram as técnicas para congelamento e aprenderam a elaborar cardápios. Tudo isso observando os aspectos regionais, aplicando as normas de segurança, saúde e preservação ambiental.


Ações

Durante a 38ª Festa do Guaraná, o Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, estará realizando a campanha Combate à Exploração Sexual, no sentido de sensibilizar a população local e os turistas para essa prática criminosa. Além disso, os técnicos do Órgão Estadual de Turismo estarão em campo realizando uma pesquisa socioeconômica, que tem o objetivo de traçar o perfil dos turistas que vão visitar o município e também, com os resultados, melhorar os serviços turísticos existentes.

Qualificação

Este ano a Amazoanstur, em parceria com a Prefeitura de Maués, já realizou o curso de ‘Sensibilização para Importância do Atendimento ao Turista em Grandes Eventos’. O objetivo, da capacitação, foi estimular a população a valorizar a cidade, incentivar o comprometimento com a preservação do patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental e melhorar a qualidade no atendimento ao turista e visitante, esses e outros assuntos fizeram parte da reunião.

A sensibilização reuniu os prestadores de serviço do município, como recepcionistas de hotéis, atendentes de bares, lanchonetes e restaurantes, hoteleiros, condutores de turismo, artesãos, guias e agentes de turismo, artistas e demais representantes do trade turístico local.

“Para consolidar o compromisso do Governador Amazonino com o turismo precisamos capacitar e qualificar os prestadores de serviços. Essas oficinas ressaltam a importância da atividade para o desenvolvimento sustentável do município”, disse o presidente da Amazonastur, Orsine Junior.

A secretária Ellem Mendonça comemorou a atuação do órgão de turismo do Estado no município. “A Amazonastur tem vindo em Maués desde fevereiro. De lá para cá, os técnicos já vieram três vezes, sempre com cursos, orientações e apoio para que nós possamos preparar mais e melhor a nossa cidade”, finalizou a secretária.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *