Susam e Francisca Mendes promovem 9ª Caminhada do Clube do Coração

O Governo do Amazonas realiza no próximo sábado (2/12), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), a 9ª Caminhada do Clube do Coração. Gratuita e aberta ao público, a caminhada será realizada, a partir das 7h, na Vila Olímpica, na Avenida Pedro Teixeira, no Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

O objetivo do encontro é reunir pacientes, ex-pacientes do HUFM e o público em geral para uma conscientização sobre as necessidades de prevenir as doenças do coração. Antes do início da caminhada, serão ofertados, gratuitamente, no local, exame de glicemia e aferição de pressão arterial. Os primeiros participantes a chegar poderão ganhar camiseta do evento.

O Clube do Coração é um projeto desenvolvido no Hospital Francisca Mendes envolvendo pacientes, familiares e profissionais do HUFM. Por meio do projeto são realizadas diversas atividades, como palestras educativas, caminhadas, passeios e, uma vez por semana, um encontro para a troca de experiências e informações.

O projeto, que tem a parceria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), existe há dez anos e envolve também a conscientização da comunidade em geral. “Nosso objetivo é justamente falar sobre a qualidade de vida, a prevenção às doenças do coração e os cuidados que precisamos ter. Por isso, uma vez por ano, temos nos reunido nessa caminhada simbólica para lembrar da importância do exercício físico”,  ressalta o cirurgião cardíaco, Mariano Brasil Terras, coordenador do clube.

A caminhada, de acordo com Mariano, é uma das principais aliadas no tratamento de doenças cardiovasculares. “Se uma pessoa tem disponível pelo menos 30 minutos para se dedicar a uma caminhada, isso já vai fazer diferença lá na frente. A caminhada ajuda a prevenir, mas também é uma aliada após o tratamento”, ressalta.

Referência

O Hospital Universitário Francisca Mendes é a unidade de referência para o atendimento e tratamento de doenças cardíacas na rede estadual de saúde. A unidade conta com uma equipe especializada para diagnosticar e tratar as doenças cardiovasculares, tanto em crianças quanto em adultos. A unidade oferta o atendimento ambulatorial e cirúrgico e, junto com o Clube do Coração, oferece atividades extras com objetivo de promover a prevenção das doenças cardiovasculares.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bruna disse:

    Aonde fica o vídeo dessa matéria ????

    RESPOSTA
    Não tem vídeo.