Detentos do semiaberto recebem ação de saúde com aconselhamento e testes rápidos

Atividades de saúde com testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites foram acompanhadas de palestras educacionais. Foto: Felipe Moura/ Seap

A unidade do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no KM 8 da Br-174 (Manaus-Boa Vista) recebeu ação de saúde nesta terça-feira (28).

A atividade foi desenvolvida através de uma parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), através da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário do Amazonas (CSSPAM) com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Nesta quarta-feira (29), a ação terá continuidade com o objetivo de alcançar mais atendimentos voluntários na unidade.

Testagem rápida

A atividade iniciou com uma equipe de quatro profissionais da Semsa, que disponibilizaram um micro ônibus para aconselhamento e testagens rápidas de sífilis, HIV e hepatites B e C. Para complementar, foram realizadas palestras educacionais voltadas ao tema “Saúde do Homem”, com distribuição de folders informativos.

Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, o acesso à saúde é um dos direitos previstos em lei para a população carcerária.

“A Seap tem buscado parcerias para promover ações de saúde para os detentos do sistema prisional. Entendemos que quando presos, os mesmos perdem o direito a liberdade, mas não as necessidades básicas que todos os cidadãos possuem”.

Alfredo da Mata

A Seap está firmando também uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), que irá realizar atendimento dermatológico, com um médico da área e dois técnicos especialistas em doenças relacionadas à pele da Fundação Alfredo da Mata (Fuam). O regime fechado do Compaj já recebeu a atividade.

A parceria com a Susam vai se estender durante o mês de dezembro, com ações nas unidades prisionais masculinas, como o regime semiaberto do Compaj, Centros de Detenção Provisória Masculino 1 e 2 (CDPM 1 e CDPM 2), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *