Agendamento para castrações de cães e gatos em janeiro terá início no dia 18 de dezembro

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) programou para o dia 18/12 a reabertura do serviço de agendamento de castrações de cães e gatos para o mês de janeiro, pelo Disque-Saúde (0800 280 8 280). Para dezembro, todas as 1.520 vagas para a realização do procedimento foram preenchidas em apenas duas semanas.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a capacidade técnica do Centro de Zoonoses está completamente preenchida e os veterinários estão trabalhando de forma organizada e dentro do cronograma estabelecido para atender a todas as solicitações agendadas.

“É preciso que a população compreenda que o agendamento é uma forma de organizar o processo porque a demanda é muito grande. Nós estamos trabalhando para que todos sejam atendidos e, na medida em que as castrações ocorrem, vamos anunciando novas datas de agendamento”, afirma Magaldi, ressaltado, ainda, a importância do comparecimento no local indicado para a castração na data e horário estabelecidos. “Quem marca e deixa de ir está tomando a vez de quem realmente está preocupado com a saúde de seu animal de estimação”, reforça o secretário.

Programação 

O Centro de Zoonoses vai realizar em dezembro 1.520 castrações que foram agendadas. Serão 618 castrações em cães e gatos machos e 836 castrações em cães e gatos fêmeas.

Unidades de castração

O município dispõe de três bases nas quais as castrações podem ser realizadas. Uma delas é no próprio Centro de Zoonoses, que fica na Compensa, zona Oeste. Outras duas bases móveis, as carretas do CCZ, que fazem atendimento aos agendamentos ficam na zona Norte – na avenida Timbiras, Cidade Nova – e na zona Leste – na alameda Cosme Ferreira, Zumbi, dentro do campus do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

O CCZ e as duas carretas atendem em horário comercial. A recomendação a quem já estiver agendado para a castração é que chegue com seu animal de estimação, pela manhã, a partir das 7h e à tarde, até às 12h. Os animais devem estar em jejum líquido e sólido por pelo menos seis horas antes do procedimento.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *