Professores da UFAM decidem na quarta-feira se aderem à greve geral do dia 5 de dezembro

A instância deliberativa será instalada às 15h de quarta-feira, no auditório da seção sindical, no Campus Universitário. Foto: Arquivo

Os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) decidem em Assembleia Geral (AG), nesta quarta-feira (29), se vão aderir à nova greve geral programada para o dia 5 de dezembro deste ano. Depois de duas paralisações gerais no país em 2017, no dia 28 de abril e outra no dia 10 de novembro, os trabalhadores brasileiros estão dispostos a suspender mais uma vez as atividades neste ano, caso o governo federal não recue na política de retirada de direitos da classe trabalhadora. A instância deliberativa será instalada às 15h, no auditório da seção sindical, no Campus Universitário.

A convocatória para uma nova greve nacional foi decidida pelas centrais sindicais em reunião na última sexta-feira (24), em São Paulo, contra a Reforma da Previdência e em defesa dos direitos. A orientação é que as centrais consultem suas bases e intensifiquem o processo de mobilização para mais um dia de luta e paralisação geral contra a agenda regressiva imposta pelo governo Temer, com apoio do Legislativo e Judiciário.

Na avaliação dos dirigentes sindicais, o novo texto da contrarreforma da Previdência insiste no ataque aos direitos dos trabalhadores e continua se configurando como um retrocesso sem precedentes, que culminará com o fim do direito à aposentadoria no país. A CSP-Conlutas, central à qual a ADUA é vinculada, endossa a necessidade de esclarecer os trabalhadores sobre o caráter nefasto dessa e de outras reformas.

Congresso

Além da definição do posicionamento da categoria sobre a greve geral, a AG da ADUA vai tratar também da escolha de delegados para o 37º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

O evento, instância máxima de deliberação da categoria docente, acontecerá de 22 a 27 de janeiro, em Salvador (BA), com o tema central “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da reforma universitária de Córdoba”. Em 2018, o congresso será organizado em parceria com a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Bahia (Aduneb).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *