SSP-AM vai criar sistema para monitorar quem entra armado em casas noturnas

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) fiscaliza casas noturnas para plano de controle de clientes com porte de arma. Foto: Aguilar Abecassis/ Secom

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) vai desenvolver um sistema tecnológico para monitorar quem entra armado em casas noturnas e bares de Manaus.

A medida determinada pelo governador Amazonino Mendes foi anunciada pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, na noite deste sábado (25), durante fiscalização em casas noturnas da capital para verificar como é feita a guarda de armas.

Vistoria

Na noite de sábado e na madrugada de domingo, Bosco Saraiva acompanhado da cúpula da segurança, vistoriou bares e boates no Conjunto Morada do Sol, Vieiralves, Centro e São José.

A determinação é ampliar o controle sobre os agentes da segurança pública do Estado que andam armados em festas e eventos, estando fora de serviço.

Controle

As visitas foram feitas ao lado da Corregedora-Geral do Sistema de Segurança, delegada Íris Trevisan, do delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, e do secretário executivo adjunto de Inteligência, Herbert Lopes.

“Estamos preocupados com quem está armado e está bebendo. A lei diz que andar armado é um direito do policial, mas quem está ingerindo bebida alcoólica não pode estar armado. É um sistema para proteger o próprio policial e evitar problemas graves”, destacou o delegado-geral Mariolino Brito.

Porte de arma

O porte de arma por policiais civis e militares fora do expediente é permitido pelo Estatuto do Desarmamento, mas a SSP-AM pretende ampliar o controle sobre a situação.

“Vamos implementar um sistema de controle de armas, com informações imediatas das portarias de casas noturnas. Na medida em que a arma ou o portador da arma entrar em ambientes de diversão, ele terá seu nome informado online com a corregedoria da polícia”, disse Bosco Saraiva.

Fora de serviço

A criação do novo sistema é uma das medidas que a SSP vai adotar para disciplinar o porte de armas por agentes fora do horário de serviço, tema que ganhou destaque após a ocorrência envolvendo o delegado da Polícia Civil Gustavo de Castro Sotero, responsável pela morte do advogado Wilson de Justo Lima Filho e de balear outras três pessoas durante confusão em uma casa noturna na madrugada de sábado.

“Tivemos uma tragédia lamentável ocasionada, justamente por essa facilidade, isso nós vamos coibir”, afirmou o vice-governador. O novo sistema será desenvolvido em parceria entre as polícias Civil, Militar e a Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública.

Veja também
4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. António disse:

    Muito simples: porte de arma somente em serviço fora de serviço sem porte

    1. Marcelo disse:

      Tá de brincadeira né? Policial de 9 às 18h ?? Vc vai avisar os vagabundos que nós prendemos pra não nos matar depois do “expediente “? Cuida da tua vida.. por causa de um fato isolado querem ferrar toda uma categoria?

  2. Nara disse:

    Retirar as armas dos traficantes e assassinos de aluguel espalhados pelo país, ninguém quer!

    1. Will disse:

      Esse nunca foi um delegado e sim um assassino, bardeneiro e covarde , não é a primeira vez que ele faz merda , teve que matar uma pessoa só assim tirarem ele das ruas
      ELE SEMPRE FOI E SERÁ UMA AMEAÇA À POPULAÇÃO