Obras de pavimentação de ramais em Manaquiri entram em fase final

Os ramais Limão, Barro Alto e Andiroba fazem parte do pacote de obras do Governo. Foto: Aguilar Abecassis/Secom.

As obras de recuperação e melhorias nos ramais Limão, Barro Alto e Andiroba, em Manaquiri (a 60 quilômetros em linha reta de Manaus), estão em fase de conclusão. Realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), essa revitalização faz parte do pacote de obras programadas pelo governo estadual, por determinação do governador Amazonino Mendes, e contempla várias cidades do interior.

“Essas obras servem para melhorar a qualidade de vida das comunidades, pois são ramais de ligação e ajudarão a agilizar o escoamento da produção desses ramais. Também contribuirão com o transporte escolar desses lugares”, destaca o secretário da pasta, Oswaldo Said.

Nos três ramais do Manaquiri, a pista principal é feita com pavimento em asfalto, com 3 metros de largura e 1,5 metro de acostamento de material compactado e imprimado.

No ramal do Limão, com 4,56 quilômetros de extensão, a pavimentação em asfalto está concluída. Atualmente, o ramal recebe os serviços de implantação de sarjetas e está prevista a sinalização vertical e horizontal em todo o trecho.

O agricultor José da Silva, 36, trabalha há mais de 30 anos com agricultura no ramal do Limão e afirma que, com a chegada do asfalto, a vida de todos melhorou. “Aqui o pessoal trabalha com agricultura de roça, milho e malva. Antigamente, era difícil para transportar devido às condições do ramal. Agora melhorou muito com a saída desses ramais e a chegada do asfalto. No tempo da chuva era muito difícil, pois não tinha carro para passar. Agora conseguimos escoar a produção para a feira que acontece às sextas-feiras, na sede de Manaquiri, e também enviar para Careiro Castanho e Manaus”, afirma José.

O ramal Barro Alto, com 16,95 quilômetros de extensão, é outro que já está com a pavimentação finalizada. A equipe está realizando somente os trabalhos de drenagem superficial. Ainda está prevista a implantação da sinalização ao longo do ramal.

Edmilson Costa, 40, é morador do ramal há cerca de sete anos, cultiva abacaxi e banana. Ele explica que antes o ramal chegava a ficar a maior parte do ano intrafegável. Agora, com a chegada do asfalto, facilitou para todos conseguirem escoar a produção.

O ramal Andiroba, com 6,87 quilômetros de extensão, também já está com pavimentação concluída. A frente de trabalho realiza os serviços de sarjetas, bem como fará a implantação da sinalização em breve.

O morador Iago Salgado, que estuda o 8º ano, explica que antes era muito difícil sair do ramal para pegar o ônibus escolar, pois o carro que o levava até a estrada sempre atolava devido às péssimas condições do ramal. Com a chegada da pavimentação, agora os estudantes possuem transporte escolar seguro e tranquilo todos os dias.

A monitora da Escola Domingos Vasquez, Ana Tereza, também afirma que, com a chegada da pavimentação ao ramal, a realidade dos alunos melhorou, pois agora conseguem ter assiduidade na escola. “Antes do asfalto era muito complicado para essas crianças, pois o ônibus escolar nunca entrou no ramal porque o acesso era difícil. Tinha uma Kombi que trazia eles até a estrada para pegar a condução escolar e quando chovia ela não conseguia entrar e, às vezes, ainda atolava. Não só nesse ramal, mas também no Barro Alto, a realidade era bem difícil. E hoje, com a chegada do asfalto, com certeza melhorou muito”, ressalta Ana Tereza.

Todos os ramais estão localizados ao longo da estrada AM-354, estrada de Manaquiri. De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016 a população local é de 29.3278 habitantes.

A pavimentação desses ramais também irá beneficiar agricultores e moradores dos três ramais e comunidades próximas que atuam no setor da agricultura. Além disso, ajudará a aumentar o escoamento da produção local, como macaxeira, milho, laranja, banana, açaí, abacaxi, melancia e ainda a piscicultura cultivadas ao longo dos ramais que abastecem, principalmente Manaquiri e Manaus.         

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *