Cuidado com o “Chapolin”, avisa delegado. Dispositivo é usado para impedir travas e alarmes em veículos

Delegado Allemand explicou que número de casos registrados de furto a veículos pelo uso do dispositivo aumentou. Dica é verificar se portas estão travadas ao acionar alarme. Fotos: Divulgação PC-AM

O número de furtos de veículos com o uso de um dispositivo que impede o acionamento de alarmes e travas eletrônicas de veículos voltou a crescer em Manaus.

O alerta foi feito pelo titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), delegado Rafael Allemand, falando nesta quarta-feira (22) sobre o “Chapolin”, como o dispositivo é conhecido. Com seu uso, os infratores tem acesso a objetos do interior dos carros ou até mesmo o próprio automóvel.

Sites de venda

O “Chapolin”, que funciona com alteração de frequência, pode ser montado a partir de controles eletrônicos e, também, pode ser encontrado em sites de vendas de produtos.

Conforme Allemand, os indivíduos não arrombam o carro e não quebram o vidro, eles acionam o dispositivo eletrônico, furtam os objetos sem deixar vestígios e, em alguns casos, levam o veículo.

“Para inibir essa prática, a pessoa, após acionar o controle de travas do veículo, precisa verificar se a maçaneta do automóvel realmente foi trancada. Se caso a cidadão perceber que a porta do carro ainda está aberta, é necessário trancar novamente”, falou Allemand.

Nada de objetos

O delegado ressalta ainda a importância de não se deixar objetos visíveis no carro, pois acabam contribuindo para a ação dos infratores.

O titular da Derfv contou que após o levantamento feito pela equipe de investigação da especializada, já foram identificados três casos dessa natureza registrados na unidade policial.

Allemand enfatizou que as investigações em torno desse tipo de crime continuam em andamento para apurar, se há uma ou mais quadrilhas, que fazem uso desse aparelho eletrônico para praticar delitos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *