No Amazonas, mais de 28 mil candidatos vão fazer o Encceja neste domingo (19)

Foto: Divulgação/ Semed

Acontece neste domingo (19/11) em todo o País, o Exame Nacional para Certificação de Competências de jovens e Adultos (Encceja). No Amazonas, as provas serão realizadas em Manaus e nos municípios de Humaitá, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira. Os candidatos do Estado devem ficar atentos quanto ao horário de abertura e fechamento dos portões nos dois períodos do Exame (manhã e tarde), uma vez que a prova obedecerá ao horário de Brasília.  No Amazonas, 28.586 candidatos se inscreveram no Encceja, sendo 25.555 só na capital.

O Encceja é um exame gratuito e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Constitui-se em um exame para aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. Esses últimos incluem o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A partir deste ano, com a publicação da Portaria nº 468 de 3 de abril de 2017, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio não poderão ser utilizados para fins e certificação do Ensino Médio. Dessa forma, o Encceja passa a ser ofertado para participantes que desejam certificar-se no Ensino Médio e no Ensino Fundamental, tanto no Brasil quanto no Exterior. O participante deveria optar pelo nível de Ensino que deseja obter o certificado no momento da inscrição.

Horário das provas – Em Manaus, para quem se inscreveu para fazer as provas no turno matutino, os portões vão abrir às 6h (8h de Brasília) e fecharão às 6h45, com início das provas às 7h para os ensinos Fundamental e Médio. Quem escolheu o período da tarde, os portões abrem as 12h30 (14h30 de Brasília) e fecham as 13h15, com início às 13h30, também para os ensinos Fundamental e Médio.

Certificação e Declaração de Proficiência do Encceja – No Brasil e no exterior, o exame pode ser realizado para solicitar a certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A prova é destinada ao público com no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, os interessados podem solicitar a certificação desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da prova.

As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação, que firmaram com o Inep o Termo de Adesão ao Encceja Nacional, disponível no Anexo do Edital do Exame.

O participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja, do Encceja Exterior e do Enem, desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos nos Editais.

 Horário das provas

Ensino Fundamental Matutino Vespertino
Horário de Brasília Horário de Manaus Horário de Brasília Horário de Manaus
Abertura dos portões 8h 6h 14h30 12h30
Fechamento dos portões 8h45 6h45 15h15 13h15
Início das provas 9h 7h 15h30 13h30
Término das provas 13h 11h 20h30 18h30
Provas Ciências Naturais / História e Geografia. Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática.

 

 

Ensino Médio Matutino Vespertino
Horário de Brasília Horário de Manaus Horário de Brasília Horário de Manaus
Abertura dos portões 8h 6h 14h30 12h30
Fechamento dos portões 8h45 6h45 15h15 13h15
Início das provas 9h 7h 15h30 13h30
Término das provas 13h 11h 20h30 18h30
Provas Ciências da Natureza e suas Tecnologias/ Ciências Humanas e suas Tecnologias. Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *