Vigilantes terceirizados fazem protesto por atraso de pagamentos

Vigilantes terceirizados cruzaram os braços hoje no hospital Platão Araújo em razão do atraso de pagamento de salários. Foto: Divulgação

Vigilantes terceirizados do Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, na zona Leste, paralisaram suas atividades nesta terça-feira (14), em razão do atraso no pagamento de salários. Segundo a categoria, o atraso passa de três meses.

Segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes, Vanderli Bernardo, os funcionários vão ficar de braços cruzados até a empresa responsável regularizar a situação do pagamento e dos tíquetes alimentação, que também não estão sendo entregues.

Dificuldades

“Também não estão recebendo vale-transporte e sem plano de saúde, por falta de responsabilidade da empresa e dos contratantes, como o Platão Araújo. Infelizmente os trabalhadores que prestam serviços aos órgãos públicos estão passando por esta dificuldade”, falou Bernardo.

Caso não ocorra uma solução para a situação, o presidente sindical informou que os terceirizados vão deixar os postos até o pagamento. “É um risco o hospital ficar sem segurança, colocando em xeque a segurança dos funcionários e até pacientes, porque estamos numa área zona vermelha de Manaus”, disse.

Ainda segundo o presidente do Sindicato, a situação se repete em outras unidades de saúde, como João Lucio, Serviço de Pronto Atendimento Alvorada, e inclusive, na Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

Nota Susam

Por meio de nota, a Susam informa que liberou na semana passada aproximadamente R$ 40 milhões referentes ao pagamento das empresas que prestam serviços nas unidades da rede estadual de saúde, conforme acordado com seus representantes. O compromisso das mesmas é que priorizem o pagamento de seus funcionários.

No caso das empresas de vigilantes, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) informou ontem que liberou parte do pagamento de todas as empresas terceirizadas que prestam serviços para o Estado nas áreas de conservação, limpeza e vigilância na última sexta-feira, 10 de novembro e os demais pagamentos pendentes na Sefaz para os fornecedores que integram estas categorias estavam sendo liberados nesta segunda-feira, 13.

Calendário

Além disso, foi constituído um calendário para regularizar prioritariamente as despesas de até R$ 50 mil. As ordens bancárias para efetivar os créditos começam a ser enviadas para os bancos ainda esta semana. Os demais pagamentos dependem de fluxo de caixa para serem efetivados.

A Sefaz esclarece que os valores em aberto referem-se a exercícios anteriores ou à administração passada. O Governo do Amazonas, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, vem adequando os gastos de acordo com a realidade financeira e orçamentária. As respectivas liquidações ocorrerão em consonância com o ingresso de receita.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *