Inscrições para a V Feira de Ciências da Amazônia terminam na sexta-feira

Continuam abertas as inscrições para a V Feira de Ciências da Amazônia (FCA), que integra as atividades da 14ª da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), maior evento científico e tecnológico do país. Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), o encontro vem consolidando a parceria com as Instituições das redes de ensino municipal, estadual e federal, propiciando, dessa forma, a ampla difusão das ações de CT&I; no meio estudantil e da comunidade em geral.

A FCA é uma feira de ciência temática, promovida em parceria com a Abric, Seduc e Semed, e tem o objetivo de estimular a inovação e a criatividade de alunos secundaristas por meio da ciência, inovação e da resolução de problemáticas da nossa região amazônica. O evento premia alunos que se destacarem em suas categorias, além de fornecer credenciais para feiras nacionais e internacionais.

Neste ano, a V FCA, será realizada na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/SEMED), situada na avenida Maceió, 260, Adrianópolis, nos dias 27 e 28 de novembro de 2017. As inscrições terminam no dia 17 (sexta-feira) e podem ser feitas pelo link goo.gl/forms/ADH7gJwht3dHjaLg1

Matemática

Com o tema “A Matemática está em tudo”, o evento vai proporcionar ao público atrações culturais e contemplar a exposição de mais de 50 projetos que serão apresentados por alunos secundaristas (com idade entre 14 a 21 anos) de mais de 30 escolas da rede de ensino da capital e interior do Estado. Os principais temas abordados são “Ciências para a sociedade”; “Ciências para o meio ambiente”; “Engenharias para a sociedade”; e “Engenharias para o meio ambiente”.

Na avaliação educacional internacional Pisa, o desempenho de estudantes na disciplina foi o pior entre as habilidades analisadas. Na última edição, em 2015, a nota do país em matemática foi 377, menor do que na edição anterior, em 2012, quando chegou a 389. No ranking mundial dessa disciplina a partir da Pisa 2015, o Brasil ficou em 66º lugar.

Cotidiano

O intuito da SNCT é mostrar como a matemática faz parte do cotidiano das pessoas. Na economia, diversas operações financeiras dependem de modelos e equações. Quando uma pessoa pede um empréstimo, boa parte das instituições financeiras usa cálculos sofisticados para a chamada análise de risco. O mesmo vale para a compra de ações por instituições financeiras ou fundos de investimento.

Os cálculos e equações são a base para os computadores e todas as atividades feitas de maneira informatizada. A coleta e o processamento de dados em larga escala, chamados de “Big Data”, e o uso de algoritmos e de inteligência artificial também envolvem modelos matemáticos complexos que definem as informações que serão consideradas e a correlação entre elas. Esses recursos vão além apenas da área de tecnologias da informação e estão se espalhando cada vez mais por setores da economia.

Sobre o evento

A FCA faz parte da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) desenvolvido em 23 estados e o Distrito Federal. Somente o Acre, Alagoas e o Piauí não fazem parte do evento neste ano. Os estados com o maior número de atividades cadastradas são Minas Gerais, o Rio de Janeiro e São Paulo.

O objetivo da iniciativa é aproximar a produção científica e tecnológica dos estudantes. A semana contribui para cultivar a prática interativa dos acadêmicos e cientistas com a educação básica. Esse esforço de popularização vai ter como foco um assunto considerado difícil por muitos estudantes.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *