Ex-chefão do tráfico na zona Leste e líder da FDN tem mais dois mandados de prisão cumpridos durante operação “Rio Amazonas”

Maricaua foi preso ano passado, em Boa Vista, com dinheiro enterrado no quintal. Ele é acusado de ser mandante do assassinato de líder comunitária. Foto: Arquivo

Um dos líderes da facção criminosa Família do Norte (FDN) e traficante de alta periculosidade, Ronaldo Maricaua Flores, 33, teve mais dois mandados de prisão cumpridos por tráfico de drogas, durante a segunda fase da Operação “Rio Amazonas”.

Policiais da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP) cumpriram 178 mandados de prisão, de detentos que já cumpriam pena em presídios do sistema carcerário do Amazonas. A maioria dos mandados foi por homicídio, roubo e tráfico de drogas.

200 kg de cocaína

Maricaua, que cumpre pena no Centro de Detenção Provisória Masculina (CDPM), no KM 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), já foi preso diversas vezes por tráfico, incluindo em 2009, com mais de 200 quilos de cocaína em Manacapuru, na época a droga estava avaliada em R$ 10 milhões.

Em 2016, em Boa Vista (RR), ele foi detido durante operação da Polícia Civil do Amazonas e na casa onde estava foi apreendido R$ 25 mil enterrados no quintal.

O preso é apontado ainda como mandante do assassinato da líder comunitária Rosenira Soares de Souza, morta a tiros no Nova Vitória, zona Leste, em 2016, por integrantes da facção criminosa. Segundo a polícia, Maricaua era um dos chefões do tráfico de drogas da zona Leste.

Outros presos

Sob o comando do delegado titular da DECP, Samir Freire, os mandados foram cumpridos entre os dias 3 e 10 deste mês, sendo 58 por homicídio, 49 por roubo e 30 por tráfico de drogas.

Ainda foram cumpridos mais 8 por carta precatória, dois pelo crime de estupro, um de adulteração veicular, dois por estelionato, um por extorsão mediante sequestro, dois foragidos da Justiça, sete por processos que correm em segredo de Justiça, e mais 18 mandados expedidos diretamente pela Vara de Execuções Penais (VEP).

Crimes graves

O objetivo da operação foi manter encarcerados aqueles que cometeram delitos graves, e dar eficácia nas decisões judiciais, afastando a sensação de impunidade com a existência de mandados em aberto por muito tempo.

A operação contou com a ajuda de agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Confira a lista dos mandados cumpridos: Operação Rio Amazonas

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *