Centro de Zoonoses reabre agendamento para castrações no mês de dezembro

Centro de Controle de Zoonoses da Semsa reabriu mais uma etapa de processo de agendamento para castração gratuita de cães e gatos, com 1.140 vagas para dezembro. Foto: Divulgação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reabriu mais uma etapa do processo de agendamento para castração gratuita de cães e gatos.

Os atendimentos para este tipo de procedimento devem ser marcados, exclusivamente, pelo Disque-Saúde 0800 280 8 280 e serão feitos até o preenchimento das 1.140 vagas disponibilizadas para o mês de dezembro, incluindo as das Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal.

Celeridade

A organização do agendamento por esse sistema, conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, visa dar mais celeridade aos atendimentos em toda a cidade. “É preciso que a população compreenda que a cobertura para a castração é nos limites da cidade de Manaus. Muitas ligações não são reconhecidas porque estão fora da zona de cobertura do sistema do Disque-Saúde”, justificou Magaldi.

Três bases

A diretora do CCZ, veterinária Márcia Tereza Barbosa, ressaltou que o município tem três bases onde as castrações podem ser realizadas. “Uma delas é no próprio Centro de Zoonoses, que fica na Compensa, zona Oeste. Outras duas bases móveis ficam na zona Norte, na avenida Timbiras, Cidade Nova, e na zona Leste, na alameda Cosme Ferreira, Zumbi, dentro do campus do Ifam”, informou Tereza.

Castrações

O Centro de Controle de Zoonoses tem, hoje, nove médicos veterinários, com o reforço dos três contratados no final do mês de outubro por meio de processo seletivo simplificado, seguindo a orientação do prefeito Arthur Neto para que fosse aumentada a oferta de vagas para as castrações.

No mês de outubro foram feitos 990 agendamentos, com a realização de 615 castrações, o que representa um índice de 38% de ausentes.

“A demanda por castrações é grande e esse índice de ausências é muito alto. Pedimos às pessoas que fizerem o agendamento que não deixem de comparecer. Em outubro, poderíamos ter atendido outras 375 pessoas que precisam castrar seus animais”, enfatizou Magaldi.

Duas carretas

O CCZ e as duas carretas atendem em dias úteis, no horário comercial, mas recomenda-se a quem já está agendado para a castração, que esteja com seu animal de estimação, pela manhã, a partir das 7h, e à tarde, chegar até 12h. Os animais devem estar em jejum líquido e sólido, há pelo menos seis horas antes do procedimento.

Veja também

Campanha de prevenção ao diabetes inicia no próximo dia 11 Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, no dia 14 de novembro, Semsa faz campanha educativa para chamar atenção da população sobre como prevenir e tratar a doença. Foto: DivulgaçãoPara marcar o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Secretaria Municipal de Saúde (Se...
Projetos que prevêem reajustes para servidores da PGM, Semef, Semsa, Semed, Manaustrans e SMTU começ... Projetos serão analisados pelos vereadores e reajustes serão pagos somente em 2018. Foto: divulgação CMM  A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou na manhã desta segunda-feira (30) seis Projetos de Lei de autoria do Executivo que fixam diferentes índices de re...
Prefeito anuncia reajustes e correções salariais para seis categorias do serviço público Prefeito assinou seis projetos de lei que fixa os índices de reajustes salariais de 3% para os servidores de categorias específicas lotados na Prefeitura. Foto: Mário Oliveira/ SemcomO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, assinou nesta quarta-feira (26), em solenid...
Semsa realiza Dia D de mobilização contra mosquito Aedes aegypti Secretaria Municipal de Saúde e Fundação de Vigilância (FVS) fazem mobilização de combate ao Aedes a partir desta quinta-feira, com ações e trabalho educativo. Foto: Arquivo SemsaA Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde ...
Com maior número de casos no País, combate à tuberculose é prioridade da saúde Secretário disse que Amazonas é o Estado com o maior número de casos registrados: no ano passado foram 67.2 casos de tuberculose/100 mil habitantes, mais que o dobro da média nacional. Até setembro de 2017, 2.200 casos novos foram confirmados. Foto: Bruno Zanardo/ Secom...

2 comentários para “Centro de Zoonoses reabre agendamento para castrações no mês de dezembro

  1. Rosemeire souza disse:

    Infelizmente o 0800 só da ocupado. Ja tentei inúmeras vezes e nada.

  2. Francilene da Silva Barbosa disse:

    Infelizmente o 0800 não atende. Várias vezes venho tentando e não consigo. Preciso castrar 2 cadelas pois faço uso de remédios para que não engravidem mas a veterinária recomendou a cirurgia devido o risco de câncer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook