Sejusc realiza mais de 6 mil atendimentos em Ações Integradas de Cidadania

Quem foi até os locais onde funcionam os serviços do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em Manaus, nos bairros Educandos (zona sul) e Parque Dez (zona centro-sul), nesta sexta-feira (10/11), foi atendido sem precisar fazer agendamento. Mais de seis mil atendimentos foram realizados com a Ação Integrada de Cidadania promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

A emissão de documentação básica  como Certidão de Nascimento, RG e CPF são os serviços mais procurados. Juntos somaram 903 emissões. As atividades dos demais parceiros como Secretarias de Estado do Trabalho (Setrab) e da Fazenda (Sefaz), do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), da Eletrobrás Amazonas Energia, do Instituto de Pesos e Medidas, entre outros, também, aumentaram a oferta de senhas para atender um número maior de pessoas.

“Chegar e ser logo atendido é a melhor maneira de sair satisfeita de um lugar. Fazia tempo que eu precisava tirar a carteira de identidade da minha filha e quando soube dessa ação aproveitei a oportunidade”, disse a estudante Alzenira Martins.

Para o torneiro mecânico, Emanuel Santos, o Governo do Estado ao realizar essas ações proporciona oportunidade de resolver pendências urgentes sem burocracia. “Perdi a certidão de nascimento do meu filho e precisava da segunda via para tirar os outros documentos e matricular na escola. Como estou desempregado, soube que nessa ação eu poderia resolver de graça e na hora. E foi o que aconteceu”, explicou satisfeito.

A Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM) e o Centro Estadual de Referência em Direitos Humanos (CERDH) marcaram presença nos PACs e realizam várias atividades de sensibilização e informação sobre direitos da mulher, de crianças e adolescentes, da pessoa idosa, sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas, exploração sexual de crianças e adolescentes e violência contra a mulher.

“A meta é sempre facilitar o acesso da população a cidadania e aproveitar o espaço para fazer abordagens sobre direitos humanos. Com isso beneficiamos a população em várias frentes”, declara o secretário da Sejusc, Clizares Santana.

Outras ações desse modelo vão acontecer em outras zonas de Manaus e no interior, a exemplo da que foi realizada em Manacapuru (a 80 quilômetros de Manaus), no dia 09 deste mês, onde foram realizados 1700 atendimentos.

 

Tags: cidadania, Sejusc
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *