Curso de monitor de transporte escolar oferecido pelo Detran-AM atrai mais de cem candidatos

Foto: Arquivo

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) inicia, neste sábado (11/11), a partir das 8h, o curso de Monitor de Transporte Escolar. Inicialmente o órgão disponibilizou cem vagas, mas, por conta da grande procura, acabou ampliando para 111 vagas ofertadas, que foram todas preenchidas.

Com as inscrições foram arrecadadas 222 latas de leite em pó, que serão repassados a instituições apoiadas pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), órgão do Governo do Amazonas.

A atividade será alvo de fiscalização do Detran-AM a partir de janeiro, quando terá inicio o ano letivo 2017, informou o diretor-presidente do órgão, Vinicius Diniz, que anunciou a abertura de nova turma para o curso a partir da próxima terça-feira (14/12).

“Oferecemos o curso gratuitamente para permitir que todos que pretendem trabalhar como auxiliares no transporte escolar sejam capacitados. Assim, esperamos aumentar a segurança e evitar que ocorram acidentes envolvendo crianças na ida e volta da escola para casa. Transportar qualquer passageiro já exige um alto nível de atenção e responsabilidade do motorista, quando envolve crianças, o cuidado deve ser redobrado”, orienta Vinícius Diniz.

Além da documentação do motorista e do monitor, são verificados durante a fiscalização equipamentos obrigatórios e de segurança, como cintos para todos os ocupantes do veículo, pneus que ofereçam boas condições, extintor de incêndio, entre outros.

Conteúdo – O curso de Monitor de Transporte Escolar tem carga horária de 20 horas, é ministrado por técnicos em trânsito da Gerência de Educação do Detran-AM e tem cinco módulos, com aulas teóricas e práticas, sobre a regulamentação do transporte escolar e do monitor, conhecimentos gerais sobre transporte escolar, atribuições do monitor, primeiros socorros e relações interpessoal.

Nova turma – As inscrições para a nova turma do curso de Monitor de Transporte Escolar começam na terça-feira (14/11). Serão oferecidas mais 100 vagas. Os interessados devem se inscrever na Gerência de Educação para o Trânsito, das 8h30 às 13h30, na sede do órgão, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), nº 1.800, Adrianópolis, zona centro-sul. O candidato deverá doar duas latas de leite em pó (não podendo ser leite integral).

É pré-requisito para inscrição no curso ser maior de 18 anos, possuir, no mínimo, ensino médio e apresentar atestado de antecedentes criminais que pode ser emitido pelo site da Polícia Federal. A certificação do curso dependerá de 75% da frequência do aluno/participante.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. gerlane disse:

    Quando haverá aproxima turma