Razões para Amazonino ter ficado tão furioso com a pesquisa ‘fanta’ de Ronaldo Tiradentes. Veja números e vídeo

'Fanta' significa, popularmente, falso, forjado

Amazonino e Ronaldo fazem fizeram acusações públicas graves

O governador Amazonino Mendes, na primeira entrevista coletiva após o primeiro mês de gestão, voltou a ser o “Negão”. Explodiu. Levantou a mão com que tantas vezes calou jornalistas em mandatos anteriores. Foi jocoso com o amigo de muito tempo, o radialista e empresário Ronaldo Tiradentes. Chamou de “fanta” pesquisa em que DMP/ Tiradentes afirma ter ele perdido um terço dos eleitores que o elegeram.

Passaram-se 34 dias. Não é lógico cobrar, após tão pouco tempo, solução do caos em que o Amazonas está mergulhado. Exceto de alguém que tenha sido eleito prometendo “arrumar a casa” – que é o caso de Amazonino.

É da mitologia grega. Caetano Veloso cantou em “Sampa”. E ninguém desconhece que “Narciso acha feio o que não é espelho”. O resultado, apontando “o novo” (21%) à frente para governador, não é a imagem que Amazonino queria ver refletida. Pior: o ex-governador e atual presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida, está em terceiro (13%), nos calcanhares dele. O governante teria caído dos 30% obtidos na eleição para 20% de preferência do eleitorado.

Há ainda os 12% da resistente Rebecca Garcia. Somados aos 13% de David Almeida, já que os dois andam discutindo 2018, isso os coloca na liderança, com 25%. Lembre, porém, alianças Alfredo + Serafim e Eduardo Braga + Marcelo Ramos mostrando que política não é tabuada de somar.

Veja os números da pesquisa DMP/ Rede Tiradentes:

A pesquisa da DMP/ Rede Tiradentes que Amazonino chamou de 'fanta'

A palavra ‘fanta’, com letras minúsculas, não tem a ver com o refrigerante. É a expressão, na linguagem popular, de algo fraco, falso, tíbio, forjado.

Amazonino disse, com todas as letras, que Ronaldo falsificou uma pesquisa para mostrá-lo em má situação.

Logo em seguida, no entanto, o próprio governador deu certa razão aos números apresentados. “Ainda não tenho o Governo na mão e isso mexe comigo”, confessou.

Veja o vídeo:

Passados 34 dias, Amazonino reuniu os secretários e deu um pito geral. Nas internas. Chegou a anunciar, na entrevista coletiva que concedeu em seguida, que vai tirar autonomia de secretarias.

São sinais claros de que alguma coisa vai mal no Governo do Estado.

Médicos, enfermeiros, funcionários administrativos e terceirizados da saúde reclamam de salários atrasados. O Hospital da Criança, na avenida Brasil, fez paralisação na tarde desta quarta (08/11), por causa desses atrasos.

Amazonino deu azar. Enquanto David Almeida teve como antecessor José Melo, o pior governador do Amazonas, o parâmetro dele é um David popular.

Com efeito, feeling apurado, o atual presidente da Assembleia Legislativa fez cinco meses de gestão intensa. A maioria do secretariado era de amigos de infância, na Cachoeirinha e no Morro da Liberdade. Ele tinha “o governo na mão”.

David, sem tempo para “deixar pra amanhã”, ouvia as reclamações e cobrava. Veementemente. Ia para as mídias sociais e, bem cedo, revelava o progresso daquela ação, dando nome do autor da sugestão.

 

Artigo

Ronaldo afirma, em furioso artigo publicado após a declaração de Amazonino, que “fanta é o governo”. Desanca o agora ex-amigo, que conhece bem. Afirma que ele passou esse primeiro mês pescando ou jogando dominó. Fala até de viagens no “jatinho do Ivair”.

É claro que, mercurial como é, Ronaldo pode ter exagerado na dose. Mas o eleitorado em geral, que não conhece tão bem as relações dos dois, merece matar curiosidades.

Por que, por exemplo, Amazonino tem aparecido tão pouco na sede do Governo? Se vai governar do Tarumã dará razão ao agora adversário Ronaldo Tiradentes. E isso independe de a amizade ser reatada, tão logo os bombeiros de sempre entrem em ação.

Menos mal que a temporada de pesca termina – e gostar de pescar, longe de ser defeito, é qualidade. O funcionalismo, porém, acostumado aos pontos facultativos, fica de olho nas pescarias quando as folgas lhes são privadas.

 

Secretariado

Amazonino deu a impressão de que esperava os secretários deixando a bola na marca do pênalti para ele. Isso está longe de acontecer. O tempo urge, nessa gestão de 15 meses, com restrições eleitorais a partir de maio. Há muitas razões para preocupações.

O substrato do imbróglio, por outro lado, revela que Amazonino está disposto a se credenciar na disputa do Governo em 2018. Isso é bom. Sem essa motivação, a administração ficaria xoxa, desmotivada. Só não pode esperar que as coisas aconteçam automaticamente. O marqueteiro Marcos Martinelli é um craque, já mostrou, mas não faz milagres.

Essa briga Amazonino x Ronaldo é ferina. Os dois se conhecem muitíssimo bem. Amazonino acusou Ronaldo de manipular para pressionar, como se vê no vídeo acima. Ronaldo disse que “os ladrões estão tomando conta da cidade”.

Essa guerra de revelações podia ir longe. Muitas outras apareceriam. A plateia, na arquibancada, deliraria com os lances de parte a parte. O problema é que o Amazonas não tem tempo para pão e circo. Quer trabalho, ação, solução, fatos concretos.

É hora de arregaçar as mangas.

Veja também

David Almeida articula com governo de Amazonino para retomar cirurgias no Hospital Delphina Mesmo se posicionando como adversário do atual governador Amazonino Mendes, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSD), articulou com os parlamentares Francisco Souza (Podemos), Abdala Fraxe (Podemos) e Sabá Reis (PR), a dest...
EXCLUSIVO: Amazonino deixa Diego Afonso só na Suhab e nomeia Paula Kanzler, ex-superintendente adjun... Diego ficou 34 dias à frente da SPF, antes da substituição por Paula KanzlerA frustração do governador Amazonino Mendes, demonstrada na entrevista coletiva de hoje (08/12), começa a chegar às consequências. O Diário Oficial do Estado (DOE) deve divulgar, hoje mesmo, a p...
Amazonino tira autonomia de secretários, se mostra frustrado e chama pesquisa de ‘fanta’... Amazonino falou com a imprensa após reunião a portas fechadas com o secretariado. Foto: Secom/DivulgaçãoUm mês depois de assumir o Governo do Amazonas pela quarta vez, o governador Amazonino Mendes (PDT) não escondeu a frustração pela forma como encontrou as contas do G...
Governo do Amazonas inicia processo de licitação para construir três novos presídios no interior do ... Foto: Stéfany Seixas/ SeapPor determinação do governador Amazonino Mendes, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) encaminhou à Comissão Geral de Licitação (CGL) processos para abertura de certame visando a contratação de empresas especializad...
Uma surpresa Eis senão quando, vejo-me “autor”. Conto como ocorreu o fenômeno: agindo à sorrelfa, numa trama digna de “thriller” cinematográfico, meus quatro filhos reuniram alguns destes escritos que eu cometo semanalmente, convenceram uma editora e publicaram o conjunto em forma de um ...

5 comentários para “Razões para Amazonino ter ficado tão furioso com a pesquisa ‘fanta’ de Ronaldo Tiradentes. Veja números e vídeo

  1. Thalles disse:

    com toda certeza!!
    Trabalho que o David fez com seriedade!! Traz o povo do amazonas pra perto dele e automaticamente, faz com que os velhos caciques naontenham mais vez nonestado

  2. jo mendez disse:

    o ex governador david almeida tem compromisso com o povo e homem honrrado e honesto, so quem veio do meio do povo sabe as nescessidades que cada um passa por isso tem tanto amor a causa publica, competencia e seu nome!

  3. Fabiola disse:

    Isso mostra que o senhor atual governador nunca esteve preocupado com nosso Estado, não estar nem aí para o povo do Amazonas e sim com ele e os seus, infelizmente estamos sem saída, 2018 precisamos de um gestor comprometido e David Almeida sem dúvida é o melhor nome 💪🏻👏🏻👏🏻

  4. Norton Frank disse:

    O povo, só escutando a zuada da mutuca! vacilou negão, é creu!…Davizinho, um outro que nunca foi nada na política vêm comendo pelas beiradas. E têm o mesmo sobre nome do atual governador VINDO FORTE POR AÍ! ESPERAR PARA VER.

  5. Meu Voto em 2018
    Tô entre;
    Rebeca ou Daví Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook