Noel Nutels terá trecho alterado para obra da avenida das Flores. Veja como ficará o trânsito

A avenida Noel Nutels terá o tráfego de veículos desviado no sentido bairro-Centro, a partir de 8 de dezembro, para a construção da trincheira sob esta via, nas proximidades do terminal de ônibus da Cidade Nova (T3), na zona norte. As obras serão realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), em parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e Manaus Ambiental.

Nessa etapa, acontecerá a execução dos serviços de terraplenagem e pavimentação de borda da pista centro-bairro, que abrigará o desvio do tráfego, bem como o desvio de adutora. Por fim, será executada a meia trincheira, próximo ao T3, até a plataforma asfaltada para a liberação do tráfego da avenida Noel Nutels. Essa primeira etapa terá uma duração estimada de 132 dias.

No sentido inverso, bairro-centro, serão mais 132 dias de intervenção, o que acontecerá no momento em que essa primeira etapa for concluída. A obra como um todo tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2018.

A construção da primeira trincheira pela avenida Timbiras está concluída e em funcionamento na parte superior do acesso. Na parte inferior foram construídas as cortinas laterais da passagem de nível e realizada a execução dos serviços de concretagem do piso da trincheira e do concreto protendido do muro de contenção da passagem subterrânea, bem como os serviços de pintura das paredes, execução das calçadas e a continuação da construção do muro da trincheira da avenida Timbiras.

Quando estiverem prontas, as duas trincheiras darão lugar às passagens subterrâneas sob a avenida Timbiras, próximo ao T3. Essa obra faz parte do trecho 2, situado entre a avenida Timbiras e a rua Curió, na Cidade Nova I, o qual terá 1,2 quilômetro de extensão. O prazo previsto para a entrega dessa obra está marcado para o segundo semestre de 2018.

Trechos 3 e 4 em andamento

O trecho 3 fica localizado entre a rua Curió, na Cidade Nova I, até o igarapé do Passarinho, no Monte das Oliveiras, conjunto Nova Cidade, e terá 1,7 quilômetro de extensão. Está sendo executado o serviço do sistema de revestimento asfáltico no trecho entre a avenida Fênix e o igarapé do Passarinho. O trecho entre o igarapé do Passarinho até a avenida Margarita recebeu a segunda camada de pavimentação asfáltica. Os serviços de meio-fio, calçada e sarjeta estão em fase de conclusão.

Já o trecho 4, que liga o igarapé do Passarinho à avenida Margarita, recebeu a segunda camada de pavimentação asfáltica e todas as vigas protendidas foram instaladas. Atualmente, vêm sendo realizados na trincheira os serviços de construção do muro de contenção, terraplanagem na alça e concretagem do piso, sendo que este último já está concluído. Esses dois trechos apresentam um percentual físico de obra concluída de 80% e a previsão de entrega é no primeiro semestre de 2018.

Emprego e renda

O Governo do Amazonas vem estimulando a geração de emprego e renda para a população do estado com as obras da avenida das Flores e da AM-070, a rodovia Manuel Urbano. Na avenida das Flores, foram geradas 600 vagas de emprego, sendo 150 delas diretas, abrangendo os cargos de engenheiros, encarregados, operadores de máquinas, pedreiros, ferreiros, carpinteiros, ajudantes, laboratoristas etc.

As demais respondem por 450 empregos indiretos, compreendendo a contratação de fornecedores de insumos (pedra, areia, cimento, ferro, etc.). Para esta obra está sendo utilizada usina de concreto, retroescavadeira, perfuratriz, moto niveladora, pá carregadeira, trator de esteira, rolos compactadores, caminhão betoneira, usina de asfalto, vibro acabadora, caminhão-espagidor, entre outros, totalizando a utilização de 80 equipamentos envolvidos no avanço da obra.

Trechos

Em junho de 2016, foram liberados os primeiros 6,5 quilômetros do trecho 4 da avenida das Flores, localizado entre a rua 7 de Maio, zona norte, até a AM-010. Esse trecho beneficia diretamente os moradores dos bairros Cidade Nova, Nova Cidade, Santa Etelvina e João Paulo, além dos moradores dos conjuntos Viver Melhor e Cidadão V, VII e XII.

“A entrega dos seis primeiros quilômetros do trecho 4 da avenida das Flores proporciona o surgimento de mais uma via expressa na malha viária de Manaus, distribuindo melhor o tráfego e aumentando as opções de trânsito para os motoristas”, avalia o engenheiro Jerocílio Simões, responsável pelo Departamento de Obras da Capital.

Segundo o titular da Seinfra, engenheiro Oswaldo Said, esse novo trecho trará mais economia de tempo e dinheiro, reduzindo as distâncias e o consumo de combustível para os veículos de passeio e para o transporte coletivo, que passará a ter um corredor exclusivo interligando pelo menos três zonas da cidade: norte, leste e centro-sul.

Com investimento de R$ 244,4 milhões, a avenida das Flores possuirá 11,1 quilômetros de extensão. A avenida terá duas mãos de fluxo com um canteiro central e três faixas para circulação de veículos em cada lado, sendo uma delas em cada via reservada para o corredor exclusivo de ônibus. Ao longo de toda a via, serão construídas baias para as paradas de ônibus padronizadas.

“Será o maior corredor de ônibus de Manaus”, informa Said, acrescentando que, quando estiver em pleno funcionamento, a avenida das Flores, junto aos anéis viários, será uma nova alternativa de rota aos veículos que trafegam entre as zonas leste, centro-sul e norte.

Avenida das Flores 

Quando estiver pronta, a avenida das Flores facilitará a mobilidade urbana de quem precisa se deslocar entre as zonas norte, centro-sul e leste da capital. Possui 11,1 quilômetros nos trechos 2, 3 e 4, sendo que 6,5 quilômetros do trecho 4 já se encontram em funcionamento.

A avenida das Flores está assim dividida: trecho 2, entre as avenidas Timbiras e Noel Nutels, na Cidade Nova 1; trecho 3, a partir da Baixada Fluminense; e o trecho 4, entre o Galileia e o km 20 da Manaus-Itacoatiara, a AM-010.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *