Exame de Supletivo Eletrônico Online chega a Autazes

Foto: Seduc-AM

Moradores do município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) que ainda não concluíram o ensino médio ou o fundamental terão a oportunidade de regularizar a sua escolaridade por meio do Exame Supletivo Eletrônico Online (Provão Eletrônico), um serviço oferecido pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) e desenvolvido pela empresa Processamento de Dados do Amazonas S.A (Prodam).

O Provão Eletrônico faz parte dos serviços que estão sendo oferecidos no evento “Show das Águas”, que acontece até o dia 11 de novembro, no município.

O Supletivo Eletrônico é realizado  por meio do Sistema Eletrônico de Avaliação (Sea), desenvolvido pela Supervisão de Sistemas de Educação da Prodam. Desde seu lançamento, em 2009, o sistema já registrou a realização de 134.324 provas dos ensinos fundamental e médio.

Tecnologia 

O Sea utiliza a tecnologia TouchScreen (também conhecida no Brasil como tela sensível ao toque). O aluno realiza uma avaliação eletrônica, escolhendo as opções de respostas com apenas o toque na tela. “O sistema agiliza o exame supletivo porque os candidatos não precisam ficar na expectativa do resultado, pois na mesma hora os computadores fazem a correção da prova”, explica o analista de TI da Prodam, Humberto Tomais.

As inscrições para a realização do Exame Supletivo em Autazes já foram encerradas. Em Manaus, diariamente, candidatos com idade mínima de 15 anos (Ensino Fundamental) e 18 anos (Ensino Médio) se submetem as avaliações online nas dependências do Centro Cultural Tiago de Mello, da Escola Estadual Sólon de Lucena e do Instituto de Educação do Amazonas IEA.

Informações sobre agendamento e conteúdo das provas estão disponíveis no site exa-mesupletivo.seduc.am.gov.br/.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *