Secretário de Estado de Cultura apresenta propostas da gestão em encontro com a classe artística

Denilson Novo reuniu com a classe artística e anunciou metas. Foto: Michael Dantas – SEC

O secretário de Estado de Cultura, Denilson Novo, apresentou as propostas desta gestão, em uma reunião, realizada com a classe artística, na manhã desta terça-feira (07/11), no auditório do Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro, zona sul).
Cerca de 350 artistas, de diversos segmentos, como artes plásticas e visuais, teatro, música, literatura e dança, participaram do encontro.
O secretário apresentou projetos como a reimplantação do Conselho Estadual de Cultura, no qual representantes de diferentes segmentos poderão participar de decisões sobre futuros projetos artísticos do Estado; e a realização do programa “Espaço Aberto”, que permite a ocupação dos espaços da secretaria.
Para Denilson Novo, a reunião também proporcionou uma aproximação com a classe artística e o esclarecimento de alguns questionamentos dos grupos.
“Nós apresentamos a proposta dessa gestão com os cinco pilares e, além disso, ouvimos melhor os questionamentos da classe artística neste primeiro encontro, de muitos, para que possamos afinar os interesses e melhor atender a classe, dentro do que é possível”, afirmou o secretário.
Relacionamento – O cantor e compositor Chico da Silva esteve presente na reunião e considerou a apresentação de propostas uma forma de fortalecer o relacionamento entre a Secretaria de Estado de Cultura e a classe artística.
“As propostas foram muito bem definidas e esclarecidas. Eu considero essa nova proposta de oferecer os espaços para os artistas se apresentarem e mostrarem os seus trabalhos algo que fortalece a nossa classe”, pontuou Chico.
Músicos como Vivian Oliveira, da banda Gramophone, estiveram no encontro e revelaram que se sentem representados e que pretendem realizar parcerias com a Secretaria de Estado de Cultura.
“A nossa relação com a secretaria depende muito dessa parceria que o Denilson ofereceu hoje e, diante dessa conquista, de sermos representados, como artistas na secretaria, nós criamos uma boa expectativa para a realização de projetos”, afirmou.
Espaço Aberto – Durante o encontro, também foram discutidas possíveis parcerias entre a secretaria e a classe artística, por meio do programa ‘Espaço Aberto’, política de ocupação dos centros culturais, teatros e centros de convivência pertencentes à Secretaria.
Denilson ressalta que o projeto oferece oportunidade a artistas apresentarem seus trabalhos.
“Estamos convidando toda a classe artística e produtora de cultura a apresentar propostas de ocupação para utilizarmos todo o espaço disponível dentro da secretaria”, contou.
No programa, artistas poderão enviar seus projetos até o dia 9 de novembro, quinta-feira, pelo e-mail ocupacaoespacoaberto@gmail.com ou deixar em pontos de entrega como a Secretaria de Estado de Cultura (Avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro); Centro Cultural Povos da Amazônia (Praça Francisco Pereira da Silva, antiga Bola da Suframa); Centro Cultural Palácio da Justiça (Avenida Eduardo Ribeiro, 901 – Centro); Sambódromo (Av. Pedro Teixeira, 2565 – Flores); Usina Chaminé (Av. Manaus Moderna s/n – Centro) e Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, s/n – Centro).
Cadastro Online – Com o objetivo de mapear as classes artísticas, na reunião, também foram apresentadas propostas de um cadastro online, que poderá ser feito no Portal da Cultura.
A ideia do projeto é facilitar a inclusão de artistas em editais de apresentações e também em festivais. A proposta de criar um cadastro online ainda está em desenvolvimento e promete facilitar o mapeamento de artistas da capital e do interior do Estado.

 

Veja também

PF deflagra operação em Belém, São Paulo e AM de combate ao tráfico internacional de drogas A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a Operação Mundurucus, no Pará, na capital Belém, e nos Estados de São Paulo e Amazonas. Participam da operação 100 policiais federais. A ação visa desarticular uma rede de tráfico internacional de drogas. De acordo com ...
Mário Aufiero garante que devolveu carros em 2015, mas blindado só dia 3/12, quando Casa Militar deu... Delegado afirma que devolveu os carros, inclusive um blindado que usou dois anos após deixar Delegacia Geral. Foto: ArquivoO delegado Mário Jumbo Aufiero afirma que devolveu os dois carros, sob guarda do Governo do Amazonas, que estavam em seu poder. Um deles, um Kia So...
Descartada raiva em paciente do rio Unini e menina, grave, tem ‘encefalite viral’ O resultado do exame do liquor – líquido cefalorraquiano – colhido do paciente adulto de 44 anos internado na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) deu negativo para encefalite viral. A informação é do infectologista da FMT-HVD, Antonio Magel...
Delegado Aufiero usa carros apreendidos e Casa Militar denuncia que não quer devolver Ex-delegado Mário Aufiero está sendo cobrado pelo uso e por não devolver ao poder público dois carros. Um deles foi apreendido com o traficante "Piu-Piu", em 2013, um Kia Sorento. Foto: ArquivoO comissário da Polícia Civil, delegado Mário Jumbo Miranda Aufiero, e presid...
Confira os serviços essenciais que estão funcionando nesse feriado Dia da Consciência Negra Foto: ReproduçãoO Governo do Amazonas informa que manterá os serviços essenciais, nas áreas de saúde e segurança, nesta segunda-feira, 20 de novembro, feriado pelo Dia da Consciência Negra. O expediente em todos os órgãos do Estado retornará à normalidade na terça-feira...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook