Amadeu Teixeira, o amazonense do Guiness Book, acaba de falecer

Amadeu Teixeira foi o técnico mais longevo do futebol mundial

Foto: Divulgação

O técnico mais longevo do futebol mundial, com registro no Guiness Book, o desportista Amadeu Teixeira, 91 anos (30/06/1926), faleceu na noite desta terça-feira (7/11), no hospital da Unimed UniNilton Lins, onde estava internado em UTI.

Em setembro, Amadeu Teixeira passou um período de internação na UTI do hospital, após sofrer uma queda em casa e fraturar três costelas, uma das quais perfurou o pulmão.

Ele teve alta da UTI esta semana, mas sofreu novas complicações devido à idade e à perfuração do pulmão. A neta dele, ex-presidente do América, Bruna Parente, confirmou o falecimento.

Amadeu Teixeira, o treinador

Amadeu Teixeira foi treinador do América de 1955 a 2008. Ele dá nome ao ginásio poliesportivo localizado ao lado da Arena da Amazônia. Foi o técnico que ficou mais tempo comandando um clube no futebol mundial, superando Alex Ferguson.

Segundo Bruna Teixeira, aos 13 anos esteve na fundação do clube e atuou como massagista e fisioterapeuta até virar técnico. Aos 91 anos, Amadeu, mesmo com dificuldades de audição e de fala, seguia como o maior ícone do Futebol Amazonense.

O desportista também dirigiu o time em partidas de futebol de salão, voleibol e outros esportes. Era irmão do também falecido treinador da Seleção Brasileira de Atletismo Geraldo Teixeira, que começou carreira dirigindo uma equipe do América.

Expoente

Era 30 de junho de 1926 quando nascia um dos expoentes do esporte amazonense: Amadeu Teixeira. Comandando o América por 53 anos (de 1955 à 2008), ele se tornou uma figura lendária tanto no futebol quanto fora dele.

Uma das últimas e marcantes aparições dele em público foi na final do Campeonato Amazonense de 2014, quando deu o pontapé inicial na disputa entre Fast e Princesa, na Arena da Amazônia, à época recém-inaugurada.

Alberto, o sucessor

O meio-campista Alberto, que brilhou no São Raimundo vice-campeão da Série C de 1999 e participante da Série B do Campeonato Brasileiro, sucedeu Amadeu Teixeira no América. “Foi uma honra. Todos tinham o maior respeito por ele. E esse respeito está marcado na história”, disse o ex-jogador.

Arena Amadeu Teixeira, polêmica por homenagem em vida

Amadeu Teixeira deu nome à arena localizada ao lado da Arena da Amazônia. Mas, este ano, o Ministério Público Federal (MPF) deu prazo ao Governo do Amazonas para retirar os nomes de pessoas vivas de logradouros e prédios públicos. É lei. Com o falecimento, a homenagem deverá ser restabelecida.

Amadeu Teixeira será velado na Almir Neves

Amadeu Teixeira nunca deixou de polemizar

 

Veja também

Méritos de Amadeu Teixeira vão além do beija-mão pós-morte Méritos do treinador foi cultivar a cordialidade e humildade de juntar as coisas em torno do AméricaAmadeu Teixeira, ex-treinador do América Futebol Clube, falecido terça-feira (07/11), foi um dos desportistas amazonenses mais reconhecidos em vida. Quando Flaviano Limon...
Sinônimo de irmandade e determinação, Amadeu Texeira deixa saudades e legado de união e amor ao espo... Jogadores e amigos foram se despedir do técnico mais longevo à frente de um mesmo clube, tendo entrado para o Livro dos Recordes. Foto: PMSConsiderado um dos grandes nomes do esporte amazonense, Amadeu Teixeira Alves, 91, deixou um grande legado de aprendizagem é determ...
América, torcedores e símbolos, presente na última homenagem a Amadeu Teixeira. Veja foto América, paixão de Amadeu, foi lembrado na bandeira e até em camisas de torcedoresO sepultamento do ex-treinador Amadeu Teixeira, que faleceu ontem (07/11), será realizado às 16h30 de hoje, no cemitério São João Batista. Ele é o único amazonense com um recorde, o de mai...
Aclea pede homenagem a Amadeu Teixeira com um minuto de silêncio durante jogo Vasco x Santos Aclea fez pedido para homenagem ao técnico mais longevo a comandar um mesmo time de futebol, Amadeu Teixeira: um minuto de silêncio durante o jogo Vasco x Santos, hoje, pelo Brasileirão. Foto: DivulgaçãoDurante a rodada do Campeonato Brasileiro desta quarta-feira (8), d...
Manaus terá luto oficial de três dias pela morte de Amadeu Teixeira. Veja nota de pesar Amadeu Teixeira homenageado com luto oficial de três dias pela Prefeitura de ManausO vice-prefeito de Manaus e prefeito em exercício, Marcos Rotta, anunciou luto oficial de três dias em Manaus. É a homenagem da Prefeitura pelo falecimento do desportista Amadeu Teixeira....

5 comentários para “Amadeu Teixeira, o amazonense do Guiness Book, acaba de falecer

  1. Xavier disse:

    Uma figura, valeu Amadeu que Deus te conceda um lugar especial.

  2. Jorge Sadaf disse:

    Professor Amadeu Teixeira : Morre o homem, fica a fama. Sai da vida pra ficar na história… Valeu Amadeu Teixeira !!!

  3. VIVIEN PRISCILLA disse:

    À família condolências.
    Tive a oportunidade de conhece-lo e ao irmão Arthur Teixeira, também já falecido e pai de Geraldo Teixeira, meu contemporâneo na Faculdade de Educação. Física, na UFAM

  4. Edmilson Carvalho disse:

    As vezes dizem que quando as pessoas morrem se tornam como exemplos, mais esse mito o Amadeu Teixeira e diferente, muito diferente desses vigarios e lambanceiros que dirigem o nosso estado e nossa cidade, ele era respeitado, me deu uma revolta muito grande quando vi lei para retirar o nome de pessoas vivas de predito publico, so que esses HIPÓCRITAS foram tirar logo o nome do Amadeu la da Arena, agora quero ver se tiram o nome dos hospitais e maternidades que levam o nome de mãe de governantes e colégios….Quando fala o nome do amadeu e do Amrica me lembra de muitos amigos do futebol do tempo do Mequinha….Chumbinho, Pará, Rui, Cão, Marreca, Borel, Enéas, China, Calango, Dermilson, Carioca, Coelhinho, Coelho, Antero Marta Rocha….Chevrolet ….Vai com Deus Amadeu , ele merece a sua companhia voce viveu sem inimigos …….

  5. josé oliveira dos anjos disse:

    eu como desportista e amazonense tenho a obrigação de prestar uma homenagem ao homem, ao cidadão, aquele desportista que prestou relevantes serviços ao desporto baré bem como a sociedade amazonense levando aos jovens de maneira honesta os ensinamentos futebolísticos inclusive esse que escreve essas poucas linhas . o BRASIL PODEMOS DIZER ASSIM ESTÁ DE LUTO, reconheçamos o valor desse homem dentro e fora das quatro linhas. Precisamos lembrar apenas do caminhão do querosene .JOÃO TAVARES, MARIALVO,RUI,DAVID E SAMUEL,etc A família enlutada os meus sinceros votos de condolência . Parte Amadeu rumo ao lugar dos justos,você merecia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook