Começa curso de formação e aperfeiçoamento para 2,5 mil policiais do Amazonas

Em torno de 2,5 mil sargentos e cabos da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) iniciaram, nesta segunda-feira (6/11), o curso de formação e aperfeiçoamento que melhora o preparo e os habilita à progressão de carreira. Com duração de dois meses, a capacitação envolve policiais de todo o Estado com reforço no treinamento de técnicas de atuação ostensiva e de direito penal.

O vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, participou da aula inaugural, que ocorreu no auditório da Universidade Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus. “É necessário que eles cumpram essa etapa para a promoção. Além disso, é uma alegria porque a gente começa a retomar a normalidade para que nossos policiais estejam nas ruas”, pontuou Saraiva.

A qualificação é realizada pela PMAM em parceria com o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A solenidade contou com a presença do Alto Comando da Corporação, o comandante-geral, coronel David Brandão; subcomandante-geral, coronel Raimundo Cavalcante; e chefe do Estado Maior Geral, coronel Júlio Sérgio, além de oficiais e comandantes das unidades operacionais subordinadas da capital e interior. “É um passo para galgar as demais graduações. Isso só vem agregar ainda mais a capacidade do nosso policial militar nas ruas”, destacou o coronel David Brandão.

Os cursos são destinados à formação de cabos PM, sargentos PM e aperfeiçoamento de sargentos da corporação. Para todas as graduações, o objetivo é o preenchimento de vagas aos postos de quem não possui o curso de formação, exigido para as promoções na carreira policial militar. Para a função de cabos PM, é destinado aos que não têm o devido treinamento para a função; para sargentos, o curso é destinado a 3º sargentos; e para o aperfeiçoamento de sargentos, os 2º sargentos que não possuem ainda do curso de formação.

O curso deve durar 54 dias, nas modalidades presencial e à distância (EAD) e receberão a graduação mais de dois mil policiais militares. Durante a aula inaugural, o comandante-geral, coronel PM David Brandão, ministrará a aula com o tema “O aperfeiçoamento e a capacitação da Polícia Militar”.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *