Orquestra experimental apresenta a ‘Flauta Mágica’, de Mozart, neste domingo, no Teatro Amazonas

Evento também conta com a participação do Coral do Amazonas e tem entrada gratuita. Foto: Divulgação SEC

A “Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), tem um histórico de apresentações no Amazonas e já conquistou um público fiel ao longo dos anos. Na noite deste domingo (5), a partir das 20h, mais uma versão da ópera será apresentada ao público, desta vez com os músicos da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e do Coral do Amazonas.

O evento, que terá entrada gratuita, é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Amazonas (SEC), no Teatro Amazonas.

O maestro Marcelo de Jesus, que regerá o concerto, contou que será a primeira vez que os jovens músicos irão tocar a obra de Mozart neste formato. A Orquestra Experimental tem músicos com faixa etária entre 16 e 25 anos e 50 integrantes do grupo estarão no Teatro para a “Flauta Mágica”.

“É interessante vê-los tocar a obra, pois, muitos deles, há pouco tempo, estavam assistindo e agora vão apresentá-la ao público”, ressaltou o maestro.

3 meses

De acordo com o regente adjunto da Amazonas Filarmônica, a jovem orquestra trabalhou a ópera durante três meses. “Como são estudantes, há um trabalho diferenciado a ser realizado, não poderíamos colocá-los em uma posição vulnerável. Eles estão tocando como se deve tocar”, afirmou De Jesus. “Outro ponto que devemos destacar é o elenco da ópera ser formado pelos músicos da casa. Não é a primeira vez, mas é sempre uma conquista”, complementou.

Ópera universal

Apresentada em formato de concerto, com duração de 1 hora –  “sem afetar o enredo”, afirmou Marcelo de Jesus – , a ópera de Mozart ainda contará com 60 integrantes do Coral do Amazonas.

“A ‘Flauta’ é uma ópera universal que nós já fizemos diversas vezes no Festival de Ópera e em inúmeros formatos ao longo dos anos. O público já sabe alguma das árias da ópera, as crianças e adultos se divertem com os personagens, e eu fico muito feliz que a obra tenha alcançado um nível tão popular”, comentou o maestro.

Os personagens, todos interpretados por solistas, são: Tamino – Fabiano Cardoso (tenor), As Três Damas – com as sopranos Dhijana Nobre, Thalita Azevedo e a contralto Marinete Negrão,  Papageno – Josenor Rocha (barítono), Rainha da Noite – Kátia Freitas (soprano), Sarastro – Emanuel Conde (baixo),  Pamina – Tamar Freitas (soprano) e Papagena – Raquel Queiroz (soprano).

Première

A “Flauta Mágica” (“Die Zauberflöte”) estreou em 30 de setembro de 1791, em Viena. Composta em dois atos, a ópera tem libreto escrito por Emanuel Schikaneder, amigo de Mozart.

Recheada de elementos filosóficos – a obra foi escrita na explosão da Revolução Francesa e dos ideais do Iluminismo – e cômicos, a Flauta Mágica é uma das obras mais sublimes de Mozart. “É uma ópera muito acessível, sempre um sucesso”, apontou o maestro Marcelo de Jesus.

“Além de ser fácil se envolver com a história, a música é de uma excelência gigantesca. Era o final da carreira do Mozart (que morreu meses após a obra estrear em Viena), ele não precisava provar mais nada, então, a música é simples e ao mesmo tempo tão profunda que é por isso que ficou tão popular. Não tem como você não sentar e não aproveitar”, garantiu.

Marcelo de Jesus

Considerado um dos mais atuantes regentes brasileiros, é graduado em Piano, Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Estudou com grandes nomes da música erudita brasileira, como Lutero Rodrigues, Ronaldo Bologna, Edmundo Villani-Côrtes e Homero Magalhães. Na Itália, estudou com a professora Carmella Pistillo, na Academia Santa Cecília, em Roma.

Desde o ano de 1999, atua como diretor artístico adjunto do Festival Amazonas de Ópera, onde fez sua estreia de fato como diretor musical e regente no ano de 2001, na ópera “A FlautaMágica”, de Mozart.

De Jesus também atua como regente adjunto da Amazonas Filarmônica e regente titular da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), e atualmente, é diretor dos Corpos Artísticos do Amazonas.

 

Serviço
Orquestra experimental apresenta a “Flauta Mágica”, de Mozart, em formato de concerto.
Data: Dia 5 (domingo) de novembro de 2017.
Local: Teatro Amazonas (avenida Eduardo Ribeiro, nº 659, Centro, zona sul).
Horário: 20h

Veja também

Secretário de Cultura suspende negociações com escolas de samba por falta de consenso Por falta de consenso entre as duas entidades que representam as escolas de samba de Manaus, o secretário de Cultura, Denilson Novo, suspendeu nesta quinta-feira (16) as negociações com as agremiações carnavalescas para a realização do Desfile das Escolas de Samba de Manaus,...
Espetáculo reúne clássicos do Ballet com entrada gratuita no Teatro Amazonas O Núcleo de Dança do Serviço Social da Indústria do Amazonas (Sesi-AM) vai apresentar no palco do Teatro Amazonas, na próxima sexta-feira (17/11), a partir das 20h, o espetáculo “Divinos Clássicos do Ballet”, que reúne famosos balés de repertório como “O Fantasma da Óper...
Teatro será primeiro segmento artístico a ser ouvido pelo novo secretário de Cultura. Encontros come... Denílson Novo vai ouvir as demandas dos segmentos individualmente. Foto: Michael Dantas - SECO secretário de Cultura, Denilson Novo, vai reunir com os segmentos artísticos, a partir da próxima segunda-feira (13/11), para avaliar as demandas e as propostas de políticas p...
Programa Espaço Aberto da SEC recebe 100 propostas e prazo é prorrogado O Teatro Usina Chaminé é um dos espaços à disposição dos artistas. Foto: SEC O “Programa Espaço Aberto”, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que visa ocupar os espaços culturais do órgão com uma programação diversa, nos meses de novembro e dezembro, foi prorrogado e ...
Encontro de Tenores reúne talentos de Manaus, Brasília e São Paulo no Teatro Amazonas Miqueias William, Roney Calazans e Richard Bauer cantam ao lado dos convidados Liriel Domiciano, Dhijana Nobre, Zezinho Corrêa e Marcella Bártholo, na quarta-feira (8). Foto: DivulgaçãoTalentos do canto lírico de Amazonas, São Paulo e Distrito Federal unem suas vozes no...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook