Sexta-feira, 20 de abril de 2018

Barcelos e Santa Izabel do Rio Negro na mira do Ipem

A população do interior do estado vai receber, nos próximos dias, os serviços de fiscalização metrológica, por meio da Unidade Básica Fluvial de Fiscalização (UBFF) do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
 
A unidade fluvial sai neste domingo (05/11), às 10h, do estaleiro Juruá, em Iranduba, com destino ao município de Santa Izabel do Rio Negro (a 781 quilômetros de Manaus em linha reta), onde deve permanecer por três dias e, em seguida, rumará para o município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus em linha reta), na calha do Rio Negro, onde finalizará os seus trabalhos.
 
Ao chegar a Santa Izabel do Rio Negro, o Ipem-AM vai realizar o serviço de fiscalização em postos de combustíveis, balanças comerciais, produtos pré-medidos que são embalados na ausência do consumidor (arroz, feijão, açúcar etc), produtos certificados (brinquedos, capacetes, isqueiros, extintor de incêndio), esfigmomanômetro (aparelho de pressão arterial) e também disponibilizar orientação ao consumidor e empresário através de cartilhas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
 
De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, a unidade fluvial do instituto já visitou mais de 40 municípios do Amazonas. “Mais de 40 municípios já receberam a visita do Ipem por meio da nossa unidade fluvial. Nesse primeiro momento, nós estamos orientando os consumidores e os empresários, levando informações técnicas com uma linguagem simples por através de cartilhas”.
 
Brito ressaltou ainda que o Ipem-AM firmou parceria com a Sejusc para que a população do interior possa receber uma quantidade maior de serviços. Os serviços oferecidos pela Sejusc são: emissão de RG, CPF, carteira de trabalho, registro de nascimento, INSS (Previdência Social) com aposentadoria, pensão alimentícia, salário-maternidade, auxílio-doença, Benefício de Prestação Continuada, etc.
 
“Os trabalhos integrados desenvolvidos dentro do governo Amazonino Mendes fortalecem as ações de inclusão cidadã e respeito a todos. E isso inclui a população do interior, que precisa de mais atenção, devido as nossas peculiaridades geográficas. Nessa parceria, vamos juntos levar seriços que fazem a diferença na vida da população”, comentou o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Clizares Santana.
 
Estrutura da UBFF – A Unidade Básica Fluvial de Fiscalização Metrológica do Ipem-AM possui laboratórios de Pré-Medidos, de Saúde e de Cronotacógrafo, além de um Telecentro para treinamentos com os técnicos à distância, sala de Informática, sala de espera e atendimento ao cidadão.
 
A UBFF é referência no país por ser uma unidade equipada para realizar as atividades de fiscalização metrológica e da avaliação da conformidade por meio fluvial.
 
Ouvidoria do Ipem-AM – O consumidor que se sentir lesado em relação aos produtos fiscalizados pelo Ipem-AM, pode entrar em contato com a Ouvidoria do órgão, por meio do telefone 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Veja também

Fiscais apreendem madeira retirada ilegalmente de reserva no rio Negro Ipaam apreendeu no rio Negro 11 metros cúbicos de madeira para azimbre que estava sendo transportado em barco tipo batelão. Foto: Divulgação Agentes da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) do Instituto de Proteção do Meio Ambiente (Ipaam) apreenderam no início da ma...
Corpo de homem com sinais de tortura é encontrado boiando no rio Negro Homem estava boiando com as mãos e pés amarrados nas proximidades da feira da Manaus Moderna. Foto: Divulgação O corpo de um homem, até o momento não identificado, foi encontrado por volta das 5h da manhã deste domingo (8), boiando nas águas do rio Negro, próximo à feira...
Quelônios e pirarucus são apreendidos em Barcelos após denúncia Os 35 quelônios vivos foram devolvidos ao rio Negro. Responsável pela carga foi autuado por crime ambiental. Foto: Divulgação Mais de 80 quilos de pirarucu salgado e 35 quelônios adultos (tracajá) foram apreendidos pela fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambien...
Santa Isabel do Rio Negro decreta ‘Emergência’ por estiagem Foto: Divulgação O município de Santa Isabel do Rio Negro, localizado na região do Alto Rio Negro é o segundo município da calha a decretar “Situação de Emergência” por conta da estiagem. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pelo secretário do órgão, Fernando Pire...
Rio Negro ganha status internacional de maior zona úmida do planeta O Brasil, desde então, contribui para lista com 13 zonas úmidas que coincidem com Unidades de Conservação brasileiras. Foto: Divulgação A mais extensa bacia de água negra do mundo e a segunda maior em volume de água, o rio Negro entrou nesta terça-feira (20m ) para a Lista...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook