Barcelos e Santa Izabel do Rio Negro na mira do Ipem

A população do interior do estado vai receber, nos próximos dias, os serviços de fiscalização metrológica, por meio da Unidade Básica Fluvial de Fiscalização (UBFF) do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
 
A unidade fluvial sai neste domingo (05/11), às 10h, do estaleiro Juruá, em Iranduba, com destino ao município de Santa Izabel do Rio Negro (a 781 quilômetros de Manaus em linha reta), onde deve permanecer por três dias e, em seguida, rumará para o município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus em linha reta), na calha do Rio Negro, onde finalizará os seus trabalhos.
 
Ao chegar a Santa Izabel do Rio Negro, o Ipem-AM vai realizar o serviço de fiscalização em postos de combustíveis, balanças comerciais, produtos pré-medidos que são embalados na ausência do consumidor (arroz, feijão, açúcar etc), produtos certificados (brinquedos, capacetes, isqueiros, extintor de incêndio), esfigmomanômetro (aparelho de pressão arterial) e também disponibilizar orientação ao consumidor e empresário através de cartilhas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
 
De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, a unidade fluvial do instituto já visitou mais de 40 municípios do Amazonas. “Mais de 40 municípios já receberam a visita do Ipem por meio da nossa unidade fluvial. Nesse primeiro momento, nós estamos orientando os consumidores e os empresários, levando informações técnicas com uma linguagem simples por através de cartilhas”.
 
Brito ressaltou ainda que o Ipem-AM firmou parceria com a Sejusc para que a população do interior possa receber uma quantidade maior de serviços. Os serviços oferecidos pela Sejusc são: emissão de RG, CPF, carteira de trabalho, registro de nascimento, INSS (Previdência Social) com aposentadoria, pensão alimentícia, salário-maternidade, auxílio-doença, Benefício de Prestação Continuada, etc.
 
“Os trabalhos integrados desenvolvidos dentro do governo Amazonino Mendes fortalecem as ações de inclusão cidadã e respeito a todos. E isso inclui a população do interior, que precisa de mais atenção, devido as nossas peculiaridades geográficas. Nessa parceria, vamos juntos levar seriços que fazem a diferença na vida da população”, comentou o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Clizares Santana.
 
Estrutura da UBFF – A Unidade Básica Fluvial de Fiscalização Metrológica do Ipem-AM possui laboratórios de Pré-Medidos, de Saúde e de Cronotacógrafo, além de um Telecentro para treinamentos com os técnicos à distância, sala de Informática, sala de espera e atendimento ao cidadão.
 
A UBFF é referência no país por ser uma unidade equipada para realizar as atividades de fiscalização metrológica e da avaliação da conformidade por meio fluvial.
 
Ouvidoria do Ipem-AM – O consumidor que se sentir lesado em relação aos produtos fiscalizados pelo Ipem-AM, pode entrar em contato com a Ouvidoria do órgão, por meio do telefone 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *